Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 - 12h50
A região brasileira mais extensa é a Norte, sua área corresponde a 42% do território nacional. Nessa região também se encontra a maior floresta tropical do mundo e a maior reserva de biodiversidade do planeta, a Floresta Amazônica. Ela abrange aproximadamente 80% da Região Norte, sendo a principal responsável pelo clima no Brasil.
O clima da região é o equatorial úmido, caracterizado por elevadas temperaturas e grande quantidade de chuvas ao longo do ano. O Norte do Brasil apresenta importante heterogeneidade espacial e sazonal da pluviosidade, e possui o maior total pluvial anual do país. Apesar disto, em termos climáticos, na região temos basicamente duas estações: a estação seca, que ocorre no outono/inverno; e a estação chuvosa, que está compreendida entre a primavera e o verão. A região central, sudoeste e leste da Região Norte apresentam estação seca bem definida.
As características climáticas/meteorológicas da região são influenciadas por linhas de instabilidade - que são formações de nuvens carregadas de chuva no sentido linear -, e fenômenos associados à condensação do ar úmido trazido pelos ventos de leste da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é uma faixa de nuvens de tempestades, que circunda o globo próximo à linha do equador. O aquecimento ao longo do dia, associado com a alta umidade do ar, favorece a ocorrência de chuvas no fim do dia. Assim, as chuvas de convecção ou de "hora certa", são características da região.
O clima e a vegetação possuem uma relação de mão dupla nessa região. O clima influencia na floresta, pois com temperaturas elevadas, há abundante quantidade de chuvas, permitindo a proliferação de uma imensa diversidade de plantas. Em contrapartida, a floresta contribui diretamente no clima, favorecendo umidade para altos índices pluviométricos. Tal influência acontece devido à evapotranspiração das plantas. Quando elas transpiram formam-se gotículas de águas sobre elas e, então, com o processo de evaporação, a água contida nas plantas vai para a atmosfera, favorecendo a formação de chuvas. Aproximadamente 50% da umidade que se transforma em chuvas é proveniente da floresta. E a importância dessa umidade se reflete em todo país, onde fenômenos como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) dependem enormemente da manutenção de vapor d'água na atmosfera nessa região.
O conhecido e famoso fenômeno El Niño - fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical - também possui influência no clima dessa região. Em anos de El Niño ocorre uma tendência da diminuição de chuva na Amazônia do Norte. Isso acontece, pois, os ventos alísios - ventos originados do deslocamento das massas de ar no globo, juntamente com um efeito ocasionado pelo movimento de rotação da Terra -, são mais fracos, reduzindo a umidade que penetra no interior da região Amazônica.
Visto isso, conhecer o clima das diferentes regiões do Brasil é vital para as atividades tanto locais como nacionais. Os pontos fortes da Região Norte, como as atividades de pecuária e agricultura, turismo, além do setor industrial - tendo como referência a Zona Franca de Manaus - devem ser maximizados com os estudos do clima. Um país como o Brasil, com grandes extensões territoriais, possui diferentes climas, e assim se faz necessário planejamento a curto e/ou longo prazo, para um melhor aproveitamento de recursos naturais, tão abundantes na Região Norte, e para o auxílio dos planos de demanda de diferentes atividades.
Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental
A Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental é uma empresa 100% brasileira que atua no âmbito nacional no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de monitoramento automático, principalmente nas áreas de Meteorologia, Hidrologia e Agrometeorologia. Conheça mais sobre a Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental acessando o site http://www.squitter.com.br.
Fonte: KMS Comunicação / Thaís Mazini - http://www.squitter.com.br - thais.mazini@kmspublicidade.
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes