Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

CESP na lista do Índice Carbono Eficiente da Bovespa


 
A Companhia Energética de São Paulo (CESP) é uma das 42 empresas que compõem a primeira lista do Índice Carbono Eficiente (ICO2), lançado pela BM&FBovespa e pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), dia 2 de dezembro.

Com o lançamento do índice, a BM&FBovespa e o BNDES pretendem monitorar o retorno das ações de acordo com o grau de eficiência da contabilização de emissão de gases de efeito estufa (GEE) das empresas. A expectativa é que as empresas se sintam incentivadas a mensurar, divulgar e gerir suas emissões, ampliando a transparência aos acionistas, ao mercado e à sociedade.

Compromisso com mudanças climáticas

A CESP tem se preparado para uma economia de baixo carbono e está adotando práticas transparentes em relação às suas emissões de GEE. Em 2007, a Companhia implantou o Programa de Mudanças Climáticas e Sequestro de Carbono e, além de contabilizar e divulgar as suas emissões em um inventário produzido anualmente, se comprometeu a reduzi-las de acordo com o Plano de Redução de Emissões.

Como a Companhia não emite gases de efeito estufa em seu principal negócio, que é a geração de energia, e sim, nas atividades auxiliares, o foco tem sido a mudança de atitude e a conscientização dos empregados. A substituição de combustíveis fósseis por álcool na frota de veículos e a redução do consumo de energia comprada de distribuidoras, que pode conter energia térmica, são algumas das medidas adotadas.

Os primeiros resultados já apareceram.Em 2009, a CESP registrou redução de 39% no consumo de combustíveis fósseis e de 5,4% no consumo de energia elétrica.

O Plano de Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa e Inventário de Gases de Efeito Estufa da CESP estão disponíveis no site da Empresa, www.cesp.com.br, em Meio Ambiente e, depois, Programa de Mudanças Climáticas

Como funciona o ICO2

Segundo informações da BM&FBovespa, o novo índice mede o retorno de uma carteira teórica constituída por ações de empresas do IBrX-50 (composto pelas 50 ações mais negociadas na Bolsa) que aderiram à iniciativa. O indicador é ponderado pelo free float (quantidade de ações que a Empresa deixa disponível no mercado) e pelo coeficiente de emissões de gases de efeito estufa (GEE) das empresas.

A carteira será revista quadrimestralmente com base no free float das empresas, e, anualmente – no mês de setembro – com base no coeficiente de emissão. Em breve, deve ser criado um fundo de investimentos do índíce para dar mais liquidez às ações das Empresas que compõe o ICO2.

Fonte: Cesp

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)