Quarta-feira, 24 de junho de 2009 - 06h06
O nível do Rio Negro atingiu na manhã desta terça-feira a marca de 29,67 metros. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), faltam apenas 2 centímetros para o rio que corta a cidade de Manaus atingir a cota da maior cheia registrada em 1953, quando o rio atingiu 29,69 metros. A capital do Amazonas já enfrenta a segunda maior cheia da história.
De acordo com o gerente de recursos hídricos do órgão, Daniel Oliveira, esta deve ser a maior cheia da história. Daniel informou que o represamento natural do Rio Negro pelo Solimões, impede o processo natural de 'vazante, uma vez que, as águas do Solimões são mais densas e fortes que o Negro.
Até semana passada o superintendente do órgão, Marco Antônio Oliveira, previa que os níveis do Rio Negro se estabilizariam entre quarta e quinta-feira desta semana, seguido do processo natural de vazante.
Segundo Daniel, não se pode precisar se, com o início da vazante o rio vai baixar rapidamente. Ele explica que primeiro há um processo de estabilização das águas, o que deve durar todo o mês de julho, e somente depois elas começam a baixar.
Com base em dados históricos, Daniel esclarece que 66% das cheias terminam em julho, 18% em junho e 6% em maio, percentuais que segundo ele, foram divulgadas nos três alertas de cheia, feitas pelo órgão neste ano.
- Muitas pessoas se mostravam céticas quando apontamos à possibilidade de uma cheia expressiva no Estado - disse.
Segundo a Climatempo, a previsão é de mais chuva na região. Com o somatório das chuvas e o acumulo de águas represadas, o nível do Rio Negro deve aumentar atingindo a marca recorde, segundo prevê o CPRM.
Fonte: O Globo
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes