Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

CHUVA EM PORTO VELHO CONTRIBUI PARA QUEDA DA TEMPERATURA



Pela 4ª vez este ano, a queda brusca de temperatura no sul da Amazônia brasileira

Daniel Panobianco – A previsão arriscada da semana passada se concretizou. Diversos foram os centros de pesquisa que ficaram na calada, inclusive os locais, e só anunciaram o evento de friagem em Rondônia, Mato Grosso, Acre e sudoeste do Amazonas nas últimas 24 horas. A única instituição de pesquisas que desde a quinta-feira passada previa uma significativa queda de temperatura em grande parte da América do Sul foi o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de Cachoeira Paulista-SP. Os profissionais do Grupo de Previsão de Tempo (GPT) do CPTEC/INPE jogaram todas as cartas na mesa e arriscaram em uma previsão muito difícil, devido a grande divergência dos modelos no quesito temperatura e incursão polar sobre latitudes menores.

Mais uma vez, a equipe do GPT do CPTEC/INPE merece os parabéns, pois colocaram na mídia, dados e fatos de suma relevância a vida das pessoas, principalmente à população da Região Norte que sente de imediato os efeitos de uma friagem, ainda mais como esta, muito significativa, pois desde o inicio do mês de maio não chovia na região, especialmente no interior de Rondônia.

A queda de temperatura não pegou ninguém de surpresa, como alguns veículos de comunicação locais relatam no dia de hoje. Desde o dia 22 de maio, os meteorologistas do CPTEC/INPE vinham alertando para a chegada da mais forte onda de frio do ano até o momento.

Em Vilhena, cidade da Região Norte onde faz mais frio, a temperatura que às 23 horas de ontem era de 21°C caiu para 16°C pouco depois das 6 horas de hoje. Os ventos que mudaram para o quadrante sul entraram com moderada intensidade e a chuva constante aumentou a sensação de frio no sul da Amazônia.

Outras cidades registraram e ainda registram chuva hoje. Em Ji-Paraná, a chuva mais uniforme começou nas primeiras horas do dia, quando a temperatura ainda era de 23°C. Duas horas depois, os termômetros já indicavam 19°C, com pancadas fortes e baixa visibilidade horizontal.

No vizinho Estado de Mato Grosso já fez muito frio hoje. Em Vila Bela da Santíssima Trindade, extremo oeste do Estado, a estação automática do INMET registrou mínima de apenas 10,4°C. Em Pontes e Lacerda, também em uma estação automática do INMET, fez 12,6°C e em Comodoro, 11,5°C.

Na Amazônia boliviana, o frio foi o mais intenso do ano até o momento. Em Viru-Viru, distrito de Santa Cruz de La Sierra, a mínima chegou a marcar apenas 07°C.

Previsão
Segundo previsões do INMET e CPTEC/INPE, as próximas madrugadas serão ainda mais geladas em Rondônia. Como ainda há nuvens e chuva, a queda de temperatura não é tão acentuada. As nuvens funcionam como um cobertor térmico que impede a perca de calor na alta atmosfera.

Os modelos projetam mínimas para este sábado de 17°C em Porto Velho, 15°C em Ariquemes e Guajará-Mirim, 14°C em Jaru, 13°C em Ji-Paraná e Cacoal e 10°C em Vilhena.

Na madrugada de domingo para segunda-feira ainda deve fazer frio no Estado, mas durante o dia, as máximas sobem um pouco.

Dados: CPTEC/INPE – INMET
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)