Sábado, 19 de julho de 2008 - 10h15
Estudos apresentados no 12º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU), em Manaus (AM), comprovam que cidades arborizadas podem ter uma diminuição de temperatura de até oito graus centígrados.
A importância das árvores e sua manutenção em ambientes públicos para a qualidade de vida dos habitantes dos centros urbanos é o tema principal do evento, que reúne pesquisadores de várias partes do mundo.
A Embrapa participou do evento com oito trabalhos e exposição em estande de seus serviços e tecnologias disponíveis.
Pesquisadores da empresa afirmam que a Capital amazonense, que sediou o congresso, por exemplo, deveria aproveitar melhor a rica biodiversidade da Amazônia, que possui cerca de três mil espécies arbóreas identificadas.
Sementes
Insumo básico para formação de mudas, as sementes devem ser avaliadas sob o aspecto da longevidade natural, pois nem sempre é possível o plantio logo após a coleta.
Sabe-se que, em algumas espécies arbóreas, as sementes permanecem viáveis durante anos após a maturação; enquanto existem outras que, quando desidratadas, perdem rapidamente a viabilidade em poucos dias ou semanas explica a pesquisadora Lucinda Garcia.
De acordo com ela, a secagem de sementes florestais se faz necessária para minimizar a ação de microrganismos. As sementes ortodoxas suportam a desidratação com teor de água variando entre 5% e 7%, sem perder a viabilidade. No entanto, quando se trata de sementes recalcitrantes, a secagem poderá causar perda de viabilidade, com teor de água acima 15%. Daí a importância de se estudar o grau crítico de umidade para as sementes de espécies arbóreas tropicais.
Fonte: EMBRAPA
Foto(ASCOM PREFEITURA PVH) ilustração da Av.Jorge Teixeira (Br 319) em Porto Velho - RO
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se