Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Com fortes chuvas, açude começa a transbordar em Acari



O Gargalheiras, primeiro grande reservatório do Rio Grande do Norte começou a sangrar ontem à noite, depois de receber água das chuvas que começaram a cair no Seridó no final da tarde. O açude tem capacidade para 40 milhões de metros cúbicos, abastece a cidade de Acari e é usado para alimentar a adutora que complementa o abastecimento de Currais Novos. 

Com fortes chuvas, açude começa a transbordar em Acari - Gente de Opinião
Com fortes chuvas, açude começa a transbordar em Acari - Gente de Opinião


De acordo com informação de moradores, a água começou a banhar a parede de 25 metros de altura por 250 de extensão por volta das 20h45. Às 21h30, o fotógrafo Canindé Soares fez a primeira foto da sangria, ainda com uma fina lâmina de água. O Gargalheiras, ou Marechal Dutra, começou a ser construído na década de 1950 no leito do rio Acauã e foi inaugurado em abril de 1959, um ano depois da grande seca de 1958 que abalou os alicerces da economia seridoense. Este mês, o Departamento Nacional de Obras Contras das Secas (DNOCS) elaborou uma extensa programação para as comemorações do cinquentenário do açude, com show do cantor Fagner. 

O dia foi movimentado na estrada de 13 quilômetros de acesso ao reservatório, inclusive com engarrafamento por volta do meio-dia. Eram famílias da região que foram ver o espetáculo das águas. Também atingiu o estádio de sangria o açude Cruzeta, de 35 milhões de metros cúbicos. Os demais reservatórios do Seridó ainda vão precisar de mais chuva para encher. O Itans, de 80 milhões de metros cúbicos, está com 72%, o Passagem das Traíras, de 48,8 milhões, com 69%; o Boqueirão de Parelhas, de 85 milhões, com 78%, e o Sabugi, de 65 milhões, com 71% da capacidade de armazenamento de água. 

Além do Seridó, também foram registradas chuvas na região Oeste e Central. Em Assu, o primeiro tempo do jogo do time da casa com o América, válido pelo segundo turno do campeonato estadual, foi disputado debaixo de chuva.

(Fotos: Canindé Soares)
Fonte: De Olho no Tempo com informações da Tribuna do Norte

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)