Segunda-feira, 28 de março de 2016 - 17h17
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, da Assembleia Legislativa, indicou ao governo do Estado, a necessidade de encaminhar à Casa de Leis, Projeto que trata do mês Setembro Verde, para que o referido projeto seja incluído no Calendário Oficial de Rondônia.
O presidente da comissão, Dr. Neidson (PMN), é autor do projeto que institui o Setembro Verde, como o mês da doação de órgãos no Estado. Segundo o parlamentar, a doação de órgãos e tecidos é de suma importância para salvar vidas e melhorar a condição e qualidade da saúde de milhões de pessoas.
“Além, claro, de ser um ato de amor ao próximo”, declarou Dr. Neidson que informou, ainda que o objetivo principal seja incentivar e conscientizar as famílias para a importância do tema.
Em seu projeto, o parlamentar ressalta que na legislação vigente existem várias leis regulamentadoras quanto à doação, e que a falta de doadores é evidente diante da longa fila de espera.
O deputado destaca que em Rondônia já existe uma equipe especializada para identificar potenciais doadores. Segundo Dr. Neidson, trata-se da Organização para Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), que tem, entre outros objetivos, estimular o adequado suporte ao potencial doador e notificar, em conjunto com a Central de Transplantes de Rondônia, todos os casos com diagnóstico estabelecido de morte encefálica.
Dr. Neidson explicou que no dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, por iniciativa da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos e que o verde é a cor internacional de órgãos.
“Cor esta que se estende a solidariedade a todos”, acrescentou o deputado.
Desta forma, através da Comissão de Saúde, a qual preside, o deputado fez a indicação ao Poder Executivo para atender o processo que vai instituir o Setembro Verde no Calendário Oficial do Estado de Rondônia.
“O Setembro Verde trará grandes benefícios para toda a população rondoniense, bem como para aqueles que usam a bandeira da solidariedade e do amor ao próximo como forma de garantir o bem mais precioso do ser humano que é a vida”, salientou o parlamentar.
Fonte: Juliana Martins
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se