Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Crianças de Vilhena fazem entrega de mais de 3 mil tampinhas ao TJRO

Inspirados em ação de reciclagem do TJRO, filhos de servidora fizeram mutirão de arrecadação no município


Carla Perazzoli representou os alunos do Centro Educacional Presbiteriano de Vilhena - Gente de Opinião
Carla Perazzoli representou os alunos do Centro Educacional Presbiteriano de Vilhena

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, recebeu nesta segunda-feira, 22, a visita de Carla Helena Salmoria Perazzoli, de 7 anos, que entregou ao Poder Judiciário, idealizador da campanha Tampinhas do Amor, doações arrecadas na escola e na comunidade. Ao todo, Carla, que é filha da servidora Denise Perazzoli, da Comarca de Vilhena, conseguiu, em um período de dois meses, mais de três mil tampas de garrafas de refrigerantes, água, detergente, dentre outros produtos plásticos que seriam descartados, mas, com o projeto do TJRO, terão como destino a reciclagem com foco na solidariedade. A doaçao é resultado de uma campanha feita no Centro Educacional Presbiteriano de Vilhena, organizada por Carla. 

Criada em 2019, a campanha “Tampinhas do Amor” busca despertar a consciência social e ambiental, por meio do fomento e incentivo da coleta de tampas plásticas descartáveis. O material arrecadado é destinado à Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC). Os recursos financeiros obtidos a partir dessa doação ajudam a manter as atividades de assistência aos pacientes carentes do Hospital de Amor da Amazônia. Para fomentar as doações, o Judiciário recebe em suas unidades as doações de toda a sociedade, como a da pequena Clara. 

A ideia de mobilizar a escola e a comunidade foi do irmão, Pedro Henrique, que veio junto com os pais acompanhar Clara. Incentivado pela mãe, que participou do projeto dentro da Comarca, Pedro teve a ideia de promover a arrecadação entre amigos. “Comecei a incentivar a doação, criamos uma campanha dentro da escola e fomos arrecadando muitas tampinhas. Depois que saí da escola, que só tinha até o quinto ano, minha irmã deu continuidade ao projeto”, lembra.  Clara explica que colaborar é muito fácil. “Qualquer tampinha pode ajudar. É só deixar um lugar em casa para colocar o material”, explica. 

Motivo de orgulho para os pais, Clara e Pedro receberam elogios e agradecimentos do presidente do TJRO. “Ficamos muito felizes com a doação e também com o exemplo que estão dando aos adultos, de que se deve ajudar a quem precisa e ao meio ambiente”, agradeceu. A entrega foi acompanhada pela servidora Silvana Cruz, servidora do Núcleo de Gestão Socioambiental do TJRO, Nages, que coordena a campanha. “Essa é uma doação muito importante e que revela que qualquer pessoa que se identifique com a causa pode fazer a diferença”, destacou, ressaltando o caráter permanente da ação. Doações podem ser entregues em unidades do TJRO durante todo o ano. 

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)