Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Crise afeta a compra de castanha em Xapuri


 

Raimari Cardoso

A Cooperativa Agroextrativista de Xapuri - Caex - deve reduzir pela metade a compra de castanha na atual safra, de acordo com previsão do presidente da entidade, Luís Íris de Carvalho, o Licurgo, que atribui o freio à crise econômica mundial.

Segundo Licurgo, em razão do preço da castanha ser determinado por empresas compradoras internacionais, a Caex sente os reflexos da tormenta que toma conta dos mercados.  Atualmente, a lata de 10 kg da castanha está sendo negociada ao preço de R$ 8 em Xapuri, quase a metade do valor máximo alcançado no ano passado, que foi de R$ 14.

Pouco atraente, o preço faz com que os extrativistas estoquem o produto à espera de uma alta futura.  Até o momento, a Caex efetuou a compra de menos da metade do volume de castanha negociado no ano passado até o mês de janeiro, que foi de 10 mil latas de castanha de 10 kg.

Durante o ano de 2008, foram beneficiadas na usina Chico Mendes, em Xapuri, 120 mil latas do produto.  Neste ano, a previsão é de que esse número caia bastante e não há expectativa para uma melhora substancial nos preços que ora estão sendo oferecidos ao produtor.

A aquisição de borracha, outro pilar da economia extrativista do Acre, também é inexpressiva pela Caex, que divide o que sobra da produção que é absorvida pela fábrica de preservativos Natex com outros compradores de igual ou maior “poderio” de compra.

Criada no bojo da luta liderada por Chico Mendes como alternativa de valorização para os produtos extrativistas e eliminar do processo a figura indesejável do atravessador, a Cooperativa de Xapuri não precisou esperar a chegada da crise mundial para ir à beira da bancarrota.

A verdade é que faz bastante tempo que as energias da Caex foram minadas por administrações que não seguiram à risca as recomendações do seringueiro famoso.  Muita gente se beneficiou de forma pessoal deixando o maior interessado, o extrativista, como diz o velho ditado, “cheirando a vara do Batista”.

Fonte: A Tribuna

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)