Quarta-feira, 28 de maio de 2008 - 15h06
Representantes de vários Tribunais de Contas do país, reunidos desde segunda-feira até esta quarta-feira, 28, participando do Painel Amazônico, comemorativo dos 25 anos do Tribunal de Contas rondoniense, decidiram iniciar entendimentos para transformar o evento num Fórum Permanente de debates sobre a questão ambiental na região Norte.
Os participanteeds elogiaram muito a realizxação e o fato de o tema principal do evento ter sido a questão das Auditorias ambientais na Amazônia, além da perfomance dos órgãos federais e estadual cujos representantes fizeram suas exposições no dia 27, mas lembraram ser fundamental que eventos similares aconteçam.
"Temos de trocar experiências, buscar conhecer o trabalho um do outro, para podermos melhorar a qualidade de nossos trabalhos e, assim, também darmos contribuição ao uso do meio e dos recursos naurais amazônicos", disse o Coordenador de Controle Externo do TCE/Roraima, Laurindo Gabriel, citando "ser preciso que nos reunamos mais vezes, para podermos encontrar caminhos para solucionar os problemas que temos".
A idéia de realizar um Fórum Permanente dos TCEs regionais para tratar da questão ambiental ganhou corpo rapidamente. "A Amazônia é muito grande, mas os problemas são comuns. É importante que mantenhamos a discussão em aberto", disse Luiz Thomaz Neto, do TCE/Pará.
O vice-presidente do TCE/Amazonas, Júlio Assis Pinheiro já anunciou que será realizado em Manaus um Painel em 2001, "porque esse assunto hoje levantado aqui em Porto Velho, merece ter continuidade em novas discussões, e apoiamos todas propostas de novas realizações".
A conselheira Terezinha Botelho e a auditora Dacicleide Cunha, ambas do TCE-Amapá, citaram que o tema ambiental sempre leva à reflexão, e que há necessidade da ampliação das discussões que aconteceram durante esses três dias em Porto Velho. Para Terezinha Botelho, o certo seria a realização anual do Fórum.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro