Terça-feira, 8 de março de 2011 - 15h41
Hoje (08/03), as chuvas mais significativas deverão se concentrar extremo norte de SP, norte e litoral norte do RJ, MG (principalmente o oeste, incluindo o Triângulo Mineiro, leste, Zona da Mata e centro-norte do Estado), ES (principalmente o oeste e o centro-sul), GO (com menores chances no noroeste e oeste) e DF. Nesta área os acumulados de chuva deverão ser localmente significativos.
Entre o extremo norte e nordeste de MS, MT (principalmente centro, sul, oeste e noroeste), leste do AC, centro-sul e oeste de RO, AM (principalmente norte, oeste e sul), nordeste do PA, norte, leste e sul do AP, sul e oeste de RR, TO (principalmente centro, sul e oeste), norte do MA, do PI e do CE e oeste e sul da BA, RN e leste da PB, poderá ocorrer pancadas fortes de chuva.
Embora a previsão de chuva ainda continue para o litoral do PR e nordeste e leste de SC, os acumulados deverão ser inferiores aos 50 mm. Assim, esta área, saiu do aviso para este dia. Porém está em constante monitoramento.
Amanhã (09/03), as chuvas mais significativas, com acumulados localmente altos, ainda deverão atingir o interior de MG (entre o oeste, centro e leste e na Zona da Mata principalmente), o ES, norte do RJ, DF e GO. Haverá condições para pancadas fortes de chuva entre centro-sul e oeste de MT, RO, AC centro-oeste, norte e sul do AM, AC, oeste e nordeste do PA, centro e leste de TO, extremo sul e norte do MA, norte do PI, CE (principalmente, sul, oeste e norte), RN, PB, centro, oeste e leste de PE, sul e oeste da BA e noroeste de MG. Neste dia espera-se o aumento da intensidade das chuvas entre demais áreas do RJ, nordeste e cone leste de SP e sul de MG, assim está área volta a ficar em atenção quanto a chuva entre moderada e forte.
A tendência para os próximos dias é que o padrão de circulação não mude (pelo menos até sexta-feira dia 11). E as chuvas mais significativas deverão se concentrar entre oeste e centro-sul de MT, centro-sul de GO, Triângulo Mineiro e grande pare de MG e do ES.
Importante:
A localização e intensidade da chuva poderá ser determinada a partir da utilização de radares meteorológicos. Por isso, recomenda-se entrar em contato com os centros de previsão de tempo pertencentes aos diferentes Estados e/ou municípios.
O Grupo da Previsão de Tempo (GPT) recomenda à população residente em áreas de risco, como em encostas e regiões próximas a rios e córregos, sujeitas a deslizamento de terras e alagamentos, entrar em contato com a Defesa Civil a fim de averiguar a vulnerabilidade e os riscos de cada região.
Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
(Fonte: De olho no tempo, com informações CPTEC/INPE)
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes