Terça-feira, 3 de junho de 2008 - 14h53
No debate sobre novos indicadores econômicos e de sustentabilidade ambiental para a Amazônia, a presidente da Fundação France Libertés, Danielle Mitterrand, disse que a entidade luta contra as organizações que querem praticar a ingerência estrangeira nos assuntos nacionais do Brasil. Ela destacou que a fundação combate as multinacionais, também as francesas, que se apropriam dos recursos brasileiros com o único objetivo de lucro.
Danielle Mitterrand ressaltou, contudo, que o problema ambiental e de desenvolvimento econômico é uma questão mundial, não apenas brasileira. Mesmo assim, ela disse defender a auto-determinação dos povos. "Sou uma cidadã do mundo, que está aqui debatendo uma questão que interessa a todos os povos", concluiu.
Soberania nacional
O deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA) afirmou ser contrário à internacionalização da Amazônia, idéia defendida inclusive, segundo o parlamentar, pelo ex-presidente francês François Mitterrand, já falecido. Para ele, tal idéia atenta contra a soberania nacional. Ele sugeriu a busca de soluções para a região com a participação das populações locais, "caboclas".
O parlamentar ressaltou que a água da Amazônia é um dom da natureza, mas também tem um valor econômico, por exemplo, com a geração de energia elétrica. Segundo ele, a água precisa ser preservada, mas também deve ser usada para gerar desenvolvimento econômico. "O objetivo maior de qualquer política precisa ser o homem que vive na Amazônia, os 25 milhões de brasileiros que moram na região", acrescentou.
Fonte: Agência Câmara
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro