A frente fria chegou ao estado do Acre no início da noite desta segunda-feira (17) configurando a sexta friagem do ano na região amazônica.
Os eventos anteriores ocorreram em 18 de março (primeira friagem), 28 de abril (segunda friagem), 31 de maio (terceira friagem), 09 de junho (quarta friagem) e 19 de junho (quinta friagem). Veja as cartas sinóticas elaboradas pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) comprovando os fenômenos. Vale ressaltar que as cartas sinóticas se referem ao horário de 0 hora (UTC), ou seja, 21 horas (Brasília) do dia anterior.
A temperatura mínima (horária) aferida por estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) às 22 horas atingiu valores abaixo de 10°C desde o centro-oeste de Mato Grosso até o sul do Rio Grande do Sul. Os menores valores, por estado, chegaram a:
-5,1°C em Bom Jardim da Serra, SC
-1,7°C em São José dos Ausentes, RS
-0,4°C em Clevelândia, PR
3,3°C em Ponta Porã, MS
5,9°C em Maria da Fé, MG
7,7°C em Campos do Jordão, SP
8,2°C em Campo Verde, MT
11,2°C em Vilhena, RO
13,2°C em Morrinhos, GO
15,6°C em Epitaciolândia, AC
A projeção feita pelo Cptec/Inpe é de geada ampla na madrugada/manhã desta terça-feira em boa parte da Região Sul, além de Mato Grosso do Sul. O fenômeno pode ser danoso à agricultura, pois além de frio intenso, com temperatura negativa, há também rajadas de vento superiores a 40 km/h, principalmente na metade oeste do Paraná. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), órgão local, já havia alertado para tal possibilidade.
A projeção de temperatura mínima feita pelo modelo ETA indica que a terça-feira começará com temperatura de até -6°C na serra catarinense, entre 0°C e -4°C em boa parte da Região Sul e com valores abaixo de 10°C no sul de Goiás, em grande parte Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, sudoeste de Minas Gerais e entre o noroeste e oeste de São Paulo.
Os modelos numéricos, contudo, indicam que a madrugada de quarta-feira (19) será a mais fria do ano em vários municípios, quando o ar polar atingirá seu ápice.
(Crédito das imagens: Arquivo/Deise Santos - Reprodução/Cptec/Inpe – Reprodução/Inmet – Reprodução/WXBrasil)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)