Quarta-feira, 2 de abril de 2008 - 12h08
Com a finalidade de proteger a reprodução natural dos peixes no período da piracema a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) divulgou nesta semana os resultados da operação do defeso em Rondônia. A fiscalização resultou em apreensão de 364 kg de pescados e mais de 250 materiais diversos usados para pesca ilegal. A multa total aplicada para as infrações da Portaria federal Nº48/2007 foi de R$ 10.870.00.
Dos apetrechos apreendidos estão; 103 malhadeiras, que totaliza aproximadamente 2.176 metros ; 61 tarrafas; 22 redes, 23 anzóis grandes, pequenos e chumbados, nove espinhéis; seis arpões, seis zagaias; três arcos e flechas; uma embarcação de madeira com 7,5 m e um motor.
No período do dia 15 novembro a 15 de março, pertinente a piracema, foram realizadas 14 operações pelo o órgão ambiental do Estado, que é em media, uma operação a cada 8,5 dias.
De acordo com o coordenador técnico da Sedam, Cletho Brito, a operação alcançou o efeito esperado. A fiscalização dos rios neste período conseguiu além de que fossem respeitadas as leis, fazer educação ambiental.
Brito explica que nos últimos anos a Sedam intensificou a fiscalização nestas regiões para assim diminuir os crimes ambientais nos rios. A proteção da piracema só foi possível com um efetivo maior do órgão fiscalizando e instruindo as pessoas sobre a necessidade de preservar os peixes.
O coordenador técnico ainda lembrou que a imprensa teve participação nos bons resultados de educação ambiental no Estado. A imprensa teve papel especial nas questões ambientais por que informou e educou a sociedade e ajudou a Sedam disseminar a educação ambiental, nessa e em outras operações.
Pescadores - Durante o período proibido, os pescadores profissionais cadastrados recebem um seguro defeso do governo federal como forma de contribuição à classe. Segundo dados da Sedam, hoje, Rondônia tem 4.722 pescadores cadastrados; 3.500 na Z-1 em Porto Velho , 147 em Pimenteiras do Oeste e Cabixi, 319 em Ariquemes, 131 em Ji- Paraná , 313 em Guajará Mirim , 149 em Machadinho, 72 em Costa Marques e 91 em Candeias do Jamari.
Piracema - A piracema é o período que os peixes constituem cardumes e sobem os rios para fazer a desova. Nesta época são estabelecidas normas para garantir a reposição das espécies migratórias. O descumprimento da lei pode gerar multa e apreensão do pescado e o material de pesca.
Fonte: A/I SEDAM
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se