Terça-feira, 18 de outubro de 2016 - 14h20
Brasília – A Coordenação Geral de Populações Tradicionais (CGPT), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), definiu a cota de abate de jacarés para o ano de 2016, no âmbito do Plano de Manejo de Crocodilianos em execução na Reserva Extrativista Lago do Cuniã, em Rondônia.
Foi estabelecida cota de 900 animais machos da classe de tamanho III das espécies jacaretinga (Caiman crocodilus) e jacaré-açu (Melanosuchus niger), mantendo-se as proporções de 30% e 70%, respectivamente, nos termos definidos na autorização de abate nº 01/2016, além das previsões constantes nas demais normas vigentes.
O manejo de crocodilianos em Sistema Harvesting, adotado na Resex Lago do Cuniã, é fundamentado em preceitos técnicos e legais e vem se consolidando como uma importante atividade extrativista de base sustentável.
O projeto permite aos povos e comunidades tradicionais acesso aos recursos naturais que garantem sua sobrevivência e promove a inclusão produtiva por meio da implementação e utilização de métodos e tecnologias sustentáveis, respeitando a conservação dos ecossistemas e funções ecológicas da unidade de conservação.
Atualmente, a Resex tem 85 cooperados beneficiários envolvidos diretamente no projeto. Toda a produção de carne é comercializada diretamente com o Supermercado Araújo, em Porto Velho (RO), algo próximo a 14 toneladas entre os anos de 2011 e 2015.
As peles dos animais abatidos são vendidas à Comercial Regon, localizada em Belo Horizonte (MG), que as revende para o mercado brasileiro e estrangeiro – já há negócios com empresas da Tailândia, Itália e Argentina.
Serviço:
Para conhecer melhor o projeto, assista ao vídeo produzido pelo ICMBio e Cooperativa de Pescadores da Resex Lago Cuniã, clicando aqui.
Comunicação ICMBio
O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à
Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de
No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã
TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia
Embora esteja em pleno período de chuvas na Amazônia, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) tem se antecipado e desenvolvido uma série