Sexta-feira, 4 de outubro de 2024 - 18h16
Nos dias 01 e 02 de outubro
aconteceu na Universidade de Salerno, localizada em
Fisciano, município italiano de
Castellabate, a “Conferência internacional sobre o meio ambiente e
sustentabilidade”.
Dentre os participantes, estiverem
presentes, juristas, professores universitários, expositores e empreendedores
brasileiros, bem como o vice-reitor da Universidade de Leopoli (importante
universidade da Ucrânia), os quais discutiram sobre: m
Meio Ambiente, Sustentabilidade,
Turismo Regional e Patrimônio da Unesco.
Da organização do evento
O evento, organizado pelo
professor Raffaele Palumbo, Presidente do Departamento Itália/Brasil, contou
com o apoio do professor Francesco Fasolino, diretor do Departamento de
Ciências Jurídicas da Unisa, de Marco Rizzo, prefeito de Castellabate, e da
advogada Mariella Verdoliva, presidente da Fundação Monti Lattari.
Palumbo é o promotor do Projeto de
Turismo Regional.
Após as saudações das autoridades
locais e da comunidade universitária, que contou com a presença de
especialistas internacionais e professores universitários da Itália, Brasil,
Ucrânia e Áustria.
O evento teve continuidade no dia 2 de outubro, na Villa Matarazzo, em Castellabate, onde vários especialistas italianos e estrangeiros discutiram a dieta mediterrânea como patrimônio da Unesco. Além disto, o turismo regional, foi um tema central debatido na conferência. O projeto, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores, tende a incentivar o retorno ao país de origem dos descendentes de emigrantes italianos, a fim de construir uma ponte de integração cultural entre os países.
Da Delegação do Brasil
Para esta conferência, a delegação brasileira contou com a presença da articuladora internacional Izabel Cristina da Silva, que representou o Brasil, e também a Renata Dal-bo, Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB.
A delegação teve a representatividade de vários estados dentre eles: São Paulo, Mato Grosso, Sergipe, Paraíba e em especial o estado de Rondônia, que contou com a maior delegação entre os participantes.
Destacamos a presença do desembargador Raduan Miguel Filho, Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO); do Dr. Reginaldo Pereira Trindade, Procurador da República e representante do Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC RO); Vanessa Noronha Tölle, Presidente da Associação Papagaio - Festival Cultural do Brasil/Áustria; Regina Amorim, Gestora de Economia Criativa do SEBRAE /Paraíba; Dra. Flaviana Moreira Garcia, da Empresa Moreira Garcia & Weis Advogados e Membro Associada da AJEB Rondônia; Maiara Guedes Carvalho, Educadora Financeira; Dr. Diego Fernado Oliveira, Advogado e Empreendedor; Maria Regina Crema, turismóloga e Artista Plástica, que apresentou a Exposição “Amazônia em Cores” e da Mestranda Izabel Cristina da Silva que apresentou palestra sobre o Turismo Sustentável, no âmbito das comunidades tradicionais da Amazônia, enfatizando que é possível viver em harmonia com a floresta, gerando riquezas para as comunidades tradicionais e indígenas com sustentabilidade e inovação.
Para Renata Dal-Bó, Presidente da AJEB nacional, iniciativas como esta definem a importância das conexões entre estados e países na promoção do Brasil pelo mundo.
Izabel Cristina, coorganizadora do evento e Presidente da da AJEB Rondônia, destaca a importância na promoção de debates sobre a sustentabilidade e a inovação, para todos os participantes do evento.
Durante esta conferência enfatizou-se a importância em selar acordos de cooperação entre os países, visando promover o intercâmbio de saberes, o turismo de experiências através da literatura, como o lançamento de obras de escritoras, que resultou de mais uma iniciativa pioneira da AJEB Nacional, através da AJEB Rondônia, possibilitando promover e divulgar a Escrita Feminina pelo mundo.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro