Terça-feira, 11 de fevereiro de 2014 - 16h01
O envio do projeto com a nova aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico, por parte do Executivo, para ser apreciado pela Assembleia Legislativa, foi cobrado pelos deputados estaduais, na sessão extraordinária desta terça-feira (11).
A cobrança da terceira aproximação do Zoneamento ocorreu durante a discussão do Projeto de Decreto Legislativo, sustando o Decreto 143/14, sustando o decreto 7.335 de 17 de janeiro de 1996, que criou a Reserva Extrativista Resex Jacy-Paraná, na região de Minas Nova, no município de Buritis.
Para os parlamentares, somente com a nova aproximação será possível corrigir injustiças e distorções. A lei que criou o Zoneamento estabelece que sejam feitos estudos de reaproximação a cada 10 anos. A última aproximação foi realizada em 2003.
“É uma necessidade para o setor produtivo e não pode mais ser adiado o envio dessa matéria para a Casa, para ser apreciada e votada, assegurando mais tranquilidade para os produtores rurais”, destacou o deputado Maurão de Carvalho (PP), que presidiu a sessão.
O deputado Jean Oliveira (PSDB) assegurou que a Assembleia tomou uma decisão dura, mas necessária para resolver a questão que atinge o agronegócio. “Mas, a questão só será resolvida de vez por meio da terceira aproximação ecológica”, relatou.
Ana da 8 (PTdoB) informou que “já pedi a Nanci Rodrigues, (secretária da Sedam) que faça logo essa 3ª aproximação do Zoneamento para que a situação dos produtores rurais seja resolvida. Podem contar comigo”.
O deputado Saulo Moreira (PDT) frisou que além de aprovar a sustação deste decreto, os deputados precisam cobrar do Governo do Estado que encaminhe o projeto da 3ª Aproximação do Zoneamento que vai solucionar não só a situação de Buritis, Cujubim e de tantas outras reservas do estado, onde tem famílias que estão produzindo e estão passando por estas dificuldades.
O deputado estadual Neodi Carlos (PSDC) foi mais duro e sugeriu que seja dado um prazo para que o Governo encaminhe o projeto à Assembleia, sob pena de que as demais votações sejam obstruídas. “Somente desta forma, cobrando um prazo, é que teremos uma resposta do Executivo. Se não cumprir o prazo, que as votações sejam paralisadas nesta Casa”, observou.
Edson Martins (PMDB), disse que o governador Confúcio Moura (PMDB) vai resolver de vez a questão com o envio à Assembleia Legislativa com a terceira aproximação do Zoneamento. “Mas precisa ser muito analisado por se tratar de um projeto complexo”, observou.
Adelino Follador (DEM) enfatizou que a nova aproximação vai dar segurança aos produtores rurais. “É necessária este novo ajuste e a Assembleia está esperando o envio da matéria para ser apreciada e aprovada em plenário”, afirmou.
Fonte: Carlos Neves, Eranildo Costa Luna, Elaine Maia e Liliane Oliveira
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes