Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Desbarrancamento no Rio Madeira


Fotos: R. Machado - Gente de Opinião
Fotos: R. Machado

O Rio Madeira por ser novo e em formação tem suas margens em constante movimento para solidificar o seu leito definitivo. Porém está acontecendo um grave fenômeno causado pelo ser humano, que já está colocando em risco todo o Eco Sistema do Rio Madeira.

Durante anos o desbarrancamento das margens do Madeira era normal e natural, movidos pelas enchentes que ocorrem todos os anos.

A situação se agravou quando imensos comboios fluviais, começaram a transportar grãos, como soja, milho, arroz e containers com toda espécie de produtos e passam rente as margens com grande trepidação e faz com que os barrancos fragilizados, desmoronem. Outro grande causador da queda dos Barrancos, é o fluxo de água que vem das Hidrelétricas, e a forte correnteza causada por este despejo hídrico vai acelerando e devastando as margens do Rio Madeira. Muitos Ribeirinhos já tiveram suas humildes casas destruída por este fenômeno, e perderam praticamente tudo; plantação, roça e saem a procura de lugares mais distantes para recomeçar tudo novamente.

Surgiu a pouco tempo, um elemento pior do que os citados à cima; trata-se da garimpagem no Madeira. Enquanto estavam no leito do Rio Madeira, causando um forte assoreamento e despejando o mortal Mercúrio nas águas, ainda dava pra aceitar; agora estes garimpeiros estão no barranco, procurando ouro e destruindo tudo que tem pela frente. Qualquer reclamação dos Ribeirinhos, são respondidos com ameaças de morte.

Informações colhidas em algumas comunidades, é que nunca houve fiscalização por lá. Nem da Sedam, Ibama ou qualquer órgão fiscalizador ambiental.


*R. Machado - Jornalista e fotógrafo - Contato: 69 99331-4759


Veja mais fotos:


Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)