Domingo, 4 de maio de 2008 - 13h36
Daniel Panobianco - O terceiro evento de friagem de 2008 já é o mais duradouro dos últimos 10 anos no Estado de Rondônia durante o mês de maio. Desde 1998, o ar frio não era registrado por dias seguidos. Naquele ano, uma expressiva frente-fria chegou na tarde do dia 15 derrubando as temperaturas em todas as regiões. No dia 16, a temperatura mínima foi de 16°C e a máxima não passou de 22°C em Vilhena.
No dia 17, mais um recorde de frio. A mínima foi de 13°C e a máxima de apenas 19°C. Nos dias 18 e 19, a mínima foi de 12°C e a máxima chegou aos 28°C. E por fim, no dia 20, a mínima chegou a 16°C e a máxima aos 29°C.
Foram 6 dias de frio consecutivo em solo rondoniense. A atual friagem, que chegou ao Estado na terça-feira à noite completa hoje 6 dias de atuação, com registro de menor temperatura ontem de 14°C em Vilhena e a menor do Estado na cidade de Cabixi, divisa com a Bolívia e o Estado de Mato Grosso, apenas 12,8°C.
Hoje, a mínima foi de 15°C em Vilhena e 17°C na região central do Estado, entre Cacoal e Ji-Paraná. Em Porto Velho, a estação automática do INMET registrou 21°C e na região de Comodoro, que faz divisa com Vilhena, a mínima chegou aos 14,2°C.
Em Rondônia, as friagens não costumam durar mais que 3 dias, pela climatologia atual. Ainda segundo a mesma, em média são de 3 a 5 friagens por ano no sul da Amazônia, mas vemos que essa regra não tem mais valia há 10 anos. São em média, 10 friagens por ano.
Uma nova friagem, a quarta do ano, já é sinalizada para o próximo final de semana na região. Desta vez menos intensa e duradoura, mas mesmo assim, capaz de influenciar o tempo na região.
Dados: CPTEC/INPE - INMET - REDEMET - Weather Underground
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes