Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Destinação de resíduos na Hidrelétrica Santo Antônio possui bons resultados


 
Todo o resíduo gerado na Hidrelétrica Santo Antônio
possui destinação ambientalmente adequada.

Nos escritórios e nas chamadas “frentes de serviço” é praticada a coleta seletiva que separa os materiais reaproveitáveis que são papéis, plásticos e metais, para que não sejam contaminados com outros produtos e para que possam ser enviados para a reciclagem. Gente de Opinião

Os restos de comida da cozinha industrial e dos refeitórios viram adubo orgânico usado no Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad). O resíduo ambulatorial ou materiais sujos com óleo e graxa têm como destino um incinerador que possui até mesmo um filtro para tratamento de gases, evitando a poluição atmosférica.

O restante dos materiais é levado para as células do aterro sanitário da hidrelétrica que desde que foi implantado, no início da construção, em 2009, já recebeu cerca de 10.000 toneladas de rejeitos. As células são cobertas diariamente com uma camada de terra para evitar a proliferação de animais e de pragas e, com o fim de sua vida útil, é revegetada com espécies nativas da região Amazônica. O chorume, que é o líquido originário do lixo, vai para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que faz o tratamento de 100% do esgoto do empreendimento. Atualmente, são coletados e tratados por mês 12.000 metros cúbicos de esgoto. O sistema de tratamento é totalmente biológico, não demandando a adição de nenhuma substância química.

O óleo hidráulico, que é utilizado nas turbinas, é tratado, passa por análises físico-químicas e, em seguida, é reutilizado. Já o óleo lubrificante usados nas máquinas e equipamentos é recolhido por uma empresa que faz a reciclagem da substância por meio de um processo de re-refino, tornando-o também apto para ser reutilizado.

A engenheira sanitarista da Santo Antônio Energia, Rozangela Bezerra, explica que todas as ações são comunicadas aos órgãos ambientais envolvidos que são o Ibama e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente. “Atendemos as especificações das legislações e possuímos um sistema de gestão bastante eficiente”, declara. “Foi um grande desafio a implantação deste trabalho em um empreendimento deste porte, mas conseguimos conquistar ótimos resultados, não somente na destinação de resíduos, como também na conscientização dos integrantes. Muitos conheceram a coleta seletiva aqui e agora já a executam em suas casas”, explica.

Outro exemplo de bom resultado foi a avaliação realizada pela IHA (sigla que em inglês significa International Hydropower Association) que concedeu à Hidrelétrica Santo Antônio o maior número de notas máximas em Sustentabilidade entre todas as hidrelétricas em implantação avaliadas no mundo até agora. A IHA é um órgão com o suporte da Unesco que mede a sustentabilidade de empreendimentos hidrelétricos. Aqui na Hidrelétrica Santo Antônio foram analisados vários tópicos, entre eles, a destinação de resíduos e de efluentes e a qualidade da água.

Fonte: Carla Nascentes

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia

TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia

Embora esteja em pleno período de chuvas na Amazônia, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) tem se antecipado e desenvolvido uma série

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)