Segunda-feira, 29 de junho de 2009 - 21h48
Danilo Macedo
Agência Brasil
Brasília - Os pequenos produtores de cacau de Rondônia serão prejudicados, este ano, pela destruição de um campo de produção de sementes híbridas na Estação Experimental de Ouro Preto do Oeste (Estex-OP), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaureira (Ceplac), vinculada ao Ministério da Agricultura. Segundo o diretor técnico do órgão em Brasília, Manfred Muller, a produção de sementes, prevista para 1,5 milhão de unidades em 2009, não deve chegar a 700 mil.
A diferença de 3 milhões de sementes utilizadas anualmente pelos pequenos produtores de cacau de Rondônia aumentará porque, há duas semanas, cerca de 200 pessoas invadiram a Extex-OP e cortaram, durante a madrugada, por alguns dias, aproximadamente 80% de um campo de 12 hectares de produção de sementes. Desde o dia 23 de junho, quando foi determinada a reintegração oficial de posse, a Polícia Federal garante a segurança da estação e investiga a responsabilidade do ato criminoso.
Além do prejuízo ambiental, porque se trata de árvores nativas da Amazônia, não só o cacau, mas também o mogno e o cedro sombreando o cacau, o maior prejuízo é o técnico-científico. As árvores que foram cortadas são cacaueiros selecionados como matrizes, plantadas há mais de 30 anos, para a produção de sementes melhoradas de cacau, com as características de produtividade e resistência à doenças para a Amazônia, afirmou Muller.
Para o diretor da Ceplac, sem computar o investimento técnico-científico, cada hectare de plantação de cacau custa até R$ 25 mil. Além disso, cada área plantada demora cerrca de sete anos para começar a produzir. As sementes que deixarão de ser doadas por causa da plantação destruída, diminuindo a oferta, custarão mais de R$ 100 mil para serem adquiridas no mercado.
A alternativa seria de compensar a perda com sementes produzidas na Bahia, mas não há comprovação de que elas tenham a mesma produtividade e resistência ao ambiente da Amazônia. A Polícia Federal está levantando os nomes dos suspeitos de invadir a Estex-OP e destruir a sementeira de cacau. As investigações não têm prazo de conclusão.
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se