Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Dia da Árvore:Importância da preservação e conscientização


* Ulisses Sabará

Setembro é um mês repleto de datas importantes, como o Dia da Árvore. As florestas podem ser consideradas uma das grandes riquezas de nosso planeta por inúmeros motivos, como o fato das árvores possibilitarem a fotossíntese, aumentarem a umidade do ar e permitirem a continuidade no ciclo das chuvas, garantindo a sobrevivência de milhares de espécies animais, inclusive a do homem. No Brasil, país que se formou em uma região privilegiada do globo, um levantamento feito pelo Ministério do Meio Ambiente mostrou que 61,5% de seu território é coberto por florestas.

Tendo em vista esse fator e o desdobramento de questões universais, é cada vez maior a preocupação com a preservação do meio ambiente. É possível que a biodiversidade de biomas como a Amazônia, por exemplo, seja explorada de maneira inteligente, conservando seus elementos naturais e, ainda, contribuindo para o desenvolvimento social. Prova disso, são os insumos brasileiros para a indústria de cosméticos, que fazem sucesso nos mercados nacional e internacional seguindo processos produtivos sustentáveis.

Aliás, no Dia da Árvore queremos lembrar que ser verde é muito mais do que ter um discurso engajado: é preciso que as práticas façam valer as palavras. Isso é importante na medida em que o termo sustentabilidade se tornou comum e perdeu força nos últimos anos, já que, ao virar um atributo de marca, foi buscado sem o cuidado exigido.

Para reverter essa situação, já encontramos organizações, de todos os setores, comprometidas e empenhadas em divulgar o conceito de que as florestas têm mais valor em pé do que deitadas. Em parceria com comunidades locais, por exemplo, existem empresas que praticam a conscientização para mostrar a importância de se preservar os biomas brasileiros. Afinal, atitudes como manter uma árvore na natureza e apoiar a extração de frutos de forma sustentável, podem ser vistas como garantia de renda para diversas famílias e, também, como uma contribuição com o planeta.

Além disso, por meio do trabalho baseado no chamado triple botton line, é possível obter lucros via uma gestão que priorize os recursos naturais, respeitando e beneficiando as pessoas envolvidas no processo produtivo. Por isso, fica o convite para refletirmos sobre nossas práticas e como podemos contribuir com a questão.

O Dia da Árvore serve para lembrar que somos parte integrante da natureza.

* Ulisses Sabaráé Presidente da Beraca, empresa genuinamente brasileira e líder global em insumos amazônicos para a indústria

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de ciência cidadã com jovens ribeirinhos inicia novo ciclo de  atividades no rio Madeira

Projeto de ciência cidadã com jovens ribeirinhos inicia novo ciclo de atividades no rio Madeira

A bacia amazônica é o maior sistema de água doce do mundo, e sua compreensão é enriquecida quando a pesquisa é feita por quem vive às suas margens.

Tecnologia e Natureza: estudo brasileiro utiliza sensores de baixo custo para monitorar purificação do ar por plantas

Tecnologia e Natureza: estudo brasileiro utiliza sensores de baixo custo para monitorar purificação do ar por plantas

Um novo estudo publicado no capítulo "Eletrônica Educacional: Uso de sensores para estudo do monitoramento de purificação do ar por plantas" revela

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)