Segunda-feira, 16 de maio de 2016 - 15h55
A Eletrobras Distribuição Rondônia e as outras cinco distribuidoras da Eletrobras realizaram, no período de novembro de 2015 a fevereiro de 2016, o maior leilão de bens inservíveis destinados a empresas recicladoras de todo o país, certificadas pelos órgãos ambientais competentes.
No “leilão sustentável” foram arrematados materiais como postes, cruzetas, transformadores, cabos, medidores de energia, baterias, pneus, entre outros.
Um dos itens de inovação foi a inclusão de uma fase de habilitação, na qual puderam ofertar lances apenas empresas que apresentassem a Licença de Operação para a cadeia de reciclagem, o Cadastro Técnico Federal de Atividades Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais do IBAMA, entre outras exigências.
Tudo foi leiloado mediante a aplicação de critérios de logística e manufatura reversa, nos quais as empresas são obrigadas a coletar os materiais nas bases operacionais das Distribuidoras e transportar até a sede da recicladora. Após o deslocamento, as companhias devem desmontar, descaracterizar e realizar a destinação final de todos os componentes com o retorno dos insumos à cadeia produtiva.
Isso contribui para a redução da demanda por matéria prima para a fabricação de novos materiais e equipamentos elétricos e os impactos ao meio ambiente. Serão emitidos relatórios de rastreabilidade do material enviado para as recicladoras e os certificados de destinação final dos insumos resultantes da manufatura reversa.
O leilão contou com os “Lotes a gerar”, procedimento embasado no modelo sustentável usado pela “Logística e Manufatura Reserva”, no qual é prevista uma demanda a ser coletada no período de um ano após a realização do leilão. Assim, é assinado um contrato com a recicladora para a coleta dos materiais inservíveis sempre que for reunida uma determinada quantidade nas bases operacionais, para que haja a redução do acúmulo de sucatas nos almoxarifados, liberação de espaços internos e a organização nas áreas de armazenagem.
A iniciativa foi organizada pelos Processos Corporativos de Planejamento de Suprimentos e de Licitações Integradas, com o apoio da Gestão Corporativa do Projeto Logística e Manufatura Reversa e das Gerências de Sustentabilidade nos estados de Rondônia, Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, e Roraima.
Segundo o gestor corporativo do Projeto Logística e Manufatura Reversa, Thiago Flores, “a alienação dos bens inservíveis para empresas de reciclagem, além de propiciar a melhorias dos indicadores de sustentabilidade das Empresas de Distribuição da Eletrobras, proporciona o atendimento de itens importante na Política de Meio Ambiente e na Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras”
Disse ainda a Gestora do Projeto na Eletrobras Distribuição Rondônia, Socorro Teixeira, que “a realização do leilão sustentável consolida padrões de boas práticas estabelecidos nos Manuais Ambientas de Gestão dos Resíduos Sólidos das empresas de distribuição, alinhado à legislação ambiental brasileira, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS”.
Fonte: Edineia Jezini M. Alves
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes