Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015 - 21h04
O Jornalista, escritor e ativista ambiental Hércules Góes, por mais de 20 anos tem participado de importantes eventos ambientais e atualmente representa um desbravador do século XXI, por estar liderando uma expedição científica, história, cultural e climática, que percorre os caminhos que alguns bandeirantes, como Raposo Tavares e outros paulistas, fizeram antigamente. Eles desbravaram a mesma rota que Marechal Cândico Rondon e Theodore Roosevelt (quinto vice-presidente e o vigésimo sexto presidente dos Estados Unidos) realizaram de 1913 a 1914, denominada “Expedição Científica Rondon-Roosevelt”.
Rondon havia descoberto um rio numa expedição anterior a esta para a construção de uma linha telegráfica, porém a Expedição Científica Rondon-Roosevelt foi a primeira a explorar o longo curso deste rio "Rio da Dúvida", renomeado mais tarde Rio Roosevelt, localizado em áreas remotas da Bacia Amazônica, na Amazônia, Brasil.
“A idéia desta ECOexpedição 2015 “Bandeirantes do Séc. XXI Redescobrindo os caminhos de Rondon” foi a de homenagear este “herói das telecomunicações”, Cândido Rondon, pelo fato de completar 150 anos, além de servir para coletarmos dados para o livro “Real Forte Príncipe da Beira, Patrimônio Histórico da Humanidade”.
A ECOexpedição visitou várias cidades dos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Goiás e Distrito Federal, passando por Rolim de Moura, Espigão do Oeste, Cerejeiras, Alexânia, Colorado do Oeste, Pimenta Bueno, Pimenteiras, Cabixi, Rondonópolis, Ji-Paraná, Alta Floresta, Costa Marques , Brasilândia, Porto Velho entre outras.
Nosso bandeirante do Sec. XXI,Hércules Góes, acompanhado de José Germano, guardião da história viva e contemporânea de Rondônia, coletaram um vasto material de pesquisa com várias entrevistas de pessoas da região, documentos e fotos, nestes aproximadamente 30 dias de pesquisa. Tudo estará registrado no livro “Real Forte Príncipe da Beira, Patrimônio da Humanidade”, que será lançado no final do mês de março no Mato Grosso, Rondônia e Bolívia.
A expedição terá o encerramento, amanhã (21), na cidade de Vilhena (RO), com a apresentação da palestra “Mudanças Climáticas”, na Fama – Faculdade da Amazônia.
O Real Forte Príncipe da Beira
O Real Forte Príncipe da Beira fundado em 1776 e que fica localizado à margem direita do rio Guaporé, atual município de Costa Marques (RO), estava totalmente abandonado, até que Rondon, em 1914, em suas benéficas andanças por aquela região do Guaporé, redescobriu o velho Forte, totalmente engolfado pela selva, sendo necessário abrir um picadão para se chegar ao seu interior.
Dois anos após interveniência de Marechal Rondon, o Exército voltou a se fazer presente naquele local, através do Contingente especial de Fronteira do Forte Príncipe da beira que, em 1954 teve a sua designação mudada para 7º Pelotão de Fronteira e em 1977 para 3º Pelotão Especial da Fronteira, subordinado ao 6º Batalhão Especial de Fronteira.
Sobre Hercules Góes
Hércules Góes atua há 25 anos no mercado editorial e é considerado um dos protagonistas da abordagem ecológica, turística e ambiental dentro e fora do Brasil. Sempre comprometido e engajado em movimentos e projetos ambientais como a Eco 92, COP 15, COP 20 entre outros, vem contribuindo decisivamente com suas propostas e ações. Possui doze livros publicados e esgotados em todas as suas edições, com respectivos lançamentos no Brasil e no Exterior. Suas obras foram lidas por personalidades mundiais, autoridades e grandes amigos, que o cumprimentam honrosamente relatado em algumas de suas obras.
Seus livros publicados foram: “Da Amazônia ao Carbono Zero” (lançado em dezembro de 2009); “Bloco Norte Mercosul” (7 edições); “Odisséia da Ocupação Amazônica” (3 edições); “Madeira Mamoré-Patrimônio da Humanidade” (4 edições); “Perscpectivas Econômicas da Amazônia”, “Madeira Mamoré-Patrimonio da Humanicadae (5 edições) e “O Grito da Amazônia Sustentável contra o aquecimento Global” versão Português e Inglês.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro