Terça-feira, 14 de julho de 2015 - 10h30
O III Simpósio de Recursos Hídricos, evento realizado pela Ecoporé no final do mês de junho, marcou também o lançamento do livro Manual de Recuperação Florestal de Áreas Degradadas da Zona da Mata Rondoniense.
O livro é parte das metas previstas pelo Projeto Viveiro Cidadão, que é desenvolvido pela Ecoporé e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. O Viveiro Cidadão integra uma rede de projetos semelhantes, patrocinados pela Petrobras em várias regiões do território nacional e teve início em Julho de 2013, ampliando ações de reflorestamento de matas ciliares já executadas pela Ecoporé.
A publicação tem como objetivo sistematizar os conhecimentos dos colaboradores e pesquisadores da Ecoporé, junto ao processo de recuperação florestal de áreas degradadas, especialmente, as de preservação permanentes – APP’s, para contribuir no planejamento de outros programas de restauração de ecossistemas no contexto regional e amazônico.
Com 128 páginas, o livro também tem o intuito de estimular ações de recomposição florestal, especialmente, em áreas de preservação permanentes, buscando a manutenção e conservação dos recursos hídricos, e ainda, estabelecer alternativas sustentáveis para produção agropecuária, tendo como premissa, o planejamento ambiental e estabelecimento de corredores ecológicos.
“O projeto Viveiro Cidadão é uma experiência que merece ser compartilhada, pois apresenta grandes resultados na incorporação da recuperação e conservação das áreas de mata ciliar pelos produtores participantes do projeto, que somam mais de 300 agricultores dos municípios atingidos, são eles, Castanheiras, Novo Horizonte e Rolim de Moura”, disse o presidente da Ecoporé e autor principal do texto, biólogo Marcelo Lucian Ferronato.
A publicação apresenta aspectos teóricos, legais e técnicos para recomposição, escolha das espécies e questões relativas as sementes, com algumas técnicas de germinação. O manual contém ainda ilustrações de alguns sistemas de plantios e detalhes importantes para o sucesso da recomposição.
O coordenador de Educação Ambiental, Paulo Bonavigo, de Áreas Degradadas, Marcos Antonio de Souza, Comunicação, Natália Lima e Daniele Rodrigues, do Financeiro/Administrativo, além dos técnicos do projeto, Derlival Batista e Sheila Noele também são coautores do livro, que está sendo distribuído gratuitamente aos produtores, instituições ligadas as questões socioambientais, estudantes e professores da rede de Ensino do Estado de Rondônia.
Você pode acessar o conteúdo do material através dos sites www.viveirocidadao.org.br e ecopore.org.br .
Fonte: Natália Lima
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro