Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Emater e Incra: um ano de ações consolidadas


 
A parceria entre a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para desenvolvimento dos Projetos de assentamento completou um ano. A data foi comemorada com um café da manhã organizado pelos empregados contratados para a ação. A continuidade do trabalho para o próximo ano já está garantida.

O contrato foi firmado em janeiro deste ano para que a Emater pudesse levar aos Projetos de Assentamento do território da cidadania, serviços de assessoria técnica, social e ambiental (Ates) e contribuir na elaboração participativa de um plano de desenvolvimento e de recuperação dos assentamentos. A princípio foram contratados 93 profissionais das áreas de ciências agrárias, humanas, social e ambiental. Hoje são mais de 100 profissionais que passam praticamente 24 horas por dia nos assentamento, atendendo às necessidades e anseios da comunidade.

Durante a solenidade informal o gerente de Ates, José Alípio Façanha Faya falou da satisfação do trabalho que vem sendo desenvolvido por ele e pelos colegas nos assentamentos, dizendo ser esse um serviço importante para que cada comunidade possa realmente sem desenvolver e ter seus direitos assegurados.

O secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, agradeceu a todos pelo desempenho nas comunidades e falou do encerramento de seu mandato de oito na os frente à instituição. Para ele, essa parceria firmada com o Incra foi muito importante não só para a comunidade, mas também para o crescimento de cada técnico. O secretário disse ainda, que está deixando o cargo com tranquilidade e a sensação de dever cumprido e que espera que ações e parcerias como essa continuem sendo realizadas na Emater, sempre tendo como foco o crescimento produtivo, social e econômico sustentável da agricultura familiar.

A continuidade das ações de desenvolvimento para as quase oito mil famílias nos 35 Projetos de Assentamento distribuídos em Machadinho do Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno e Porto Velho para o próximo ano, já foi garantida pelo Incra.

Fonte: Wania Ressutti - DRT-959/RO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)