Domingo, 22 de julho de 2007 - 11h04
Responsável por fornecer soluções tecnológicas, a Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou reunião técnica, dia 20, sexta-feira, na sede da Empresa em Porto Velho, visando levantamento de demandas da cultura do café.
No evento foram discutidas ações de pesquisa relacionadas às questões climáticas da cultura, entomologia, fitopatologia, fertilidade e nutrição, sócio-economia, melhoramento genético, manejo e tratos culturais, além das ações de comunicação e de transferência de tecnologia, e levantamento das demandas futuras, que nortearão a elaboração de parte do Plano Diretor da Unidade para o período de 2008-2011.
Para André Rostand, pesquisador da Embrapa Rondônia e coordenador do Núcleo de Café, esta reunião fortalece a interação com os agentes da cadeia produtiva, que são fundamentais para o desenvolvimento das ações da Empresa no planejamento participativo das ações de pesquisa. As ações de pesquisa e de transferência de tecnologia no Estado tem o apoio da Embrapa Café e do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. Para a cafeicultura estadual sobreviver na economia globalizada, necessita de ações imediatas visando a eficiência, a eficácia e, sobretudo a melhoria da qualidade do café, diz o chefe-geral da Embrapa Rondônia, Victor Ferreira de Souza, sendo a pesquisa uns dos elos principais dessa cadeia produtiva e que muito pode contribuir para o sucesso da produção do café em Rondônia, que é a principal atividade agrícola do Estado, proporcionando mais de 40 mil empregos diretos a pequenos e médios agricultores.
A reunião técnica teve a participação dos seguintes parceiros: Superintendência Federal de Agricultura, Conab, Ceplac, Universidade Federal de Rondônia, Unir, Incra, IBGE, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Seplan, Seapes, Idaron, Emater, Cootraron, Sebrae, Fiero, Fetagro, Grupo de Apoio à Reforma Agrária, Garra, e a Câmara Estadual do Café. Paralelamente a este evento, os técnicos e pesquisadores da Embrapa Rondônia estão realizando a terceira revisão do sistema de produção da cultura do café que, posteriormente, será validado com as instituições parceiras em outros eventos.
Fonte: Embrapa
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro