Quarta-feira, 23 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa e Faperon discutem implantação de programa de boas práticas agropecuárias em RO


Tendo em vista tornar os sistemas de produção de carne mais rentáveis e competitivos em Rondônia, assegurando a oferta de alimentos seguros, provenientes de sistemas de produção sustentáveis, a Embrapa Rondônia e a Federação da Agricultura do Estado (Faperon) articulam a implantação do Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) para Bovinos de Corte.

O BPA é um conjunto de normas e procedimentos a serem observados pelos produtores rurais. Trata-se de uma adequação do programa Globalgap, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), à realidade brasileira. No país, é liderado pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O pesquisador da Embrapa Rondônia, Samuel Oliveira, explica que, além de buscar o aumento da produção e da produtividade, a tecnologia também está relacionada à sustentabilidade ambiental. “Assim, as propriedades que adotarem as boas práticas terão que respeitar as leis ambientais, as áreas de preservação permanente e as regras quanto ao uso correto de agroquímicos”, destaca.

O programa foi apresentado durante uma reunião na Embrapa, em Porto Velho, na última terça-feira, 11, para representantes do setor produtivo da carne bovina, do governo estadual, Sebrae, Senar, Banco do Brasil, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu e, também, da iniciativa privada. “O objetivo da Embrapa Rondônia é desenvolver o programa, contando com a parceria desses setores, através do uso de tecnologias inovadoras e de capacitação de multiplicadores quanto às regras do programa”, afirma a médica veterinária da Embrapa Fernanda Ferreira.

Duas propriedades já foram escolhidas como modelos para a implantação das boas práticas e capacitação dos multiplicadores, uma delas em Candeias do Jamari, próximo a Porto Velho, e outra em São Francisco do Guaporé, a 600 quilômetros da capital.

De acordo com o representante da Faperon e proprietário da fazenda em São Francisco do Guaporé, Edson Afonso, o objetivo da Federação é aumentar a produtividade e melhorar a renda do produtor. “Hoje, esse programa é a solução para os problemas da pecuária de Rondônia. O campo está precisando de recursos e investimentos a longo prazo. Essa parceria entre Embrapa, governo do estado e setor produtivo, para implantar essa tecnologia de boas práticas agropecuárias para bovinos de corte, visa possibilitar o aumento da renda do produtor”, disse.

“Fico muito feliz pela escolha da minha propriedade como modelo para implantação do programa, porque eu já lutava para produzir com eficiência e respeito ao meio ambiente e ao funcionário da fazenda, e agora vai melhorar ainda mais”, completa o produtor Orozimbo Neto, dono da fazenda em Candeias do Jamari.


Fonte: Embrapa / Kadijah Suleiman
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 23 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Quarta-feira, 23 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)