Domingo, 7 de fevereiro de 2010 - 09h00
Os resultados das pesquisas da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) na área de produção orgânica serão destaques durante o 22º Show Rural Coopavel, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, em Cascavel (PR). As tecnologias serão exibidas na Vitrine Didática de Agroecologia. De acordo com o agrônomo Vinícius Freitas, quem visitar o local poderá conhecer um pouco dos estudos que a Unidade desenvolve no campo da produção orgânica desde 2001. Ele destaca opções de substratos para produção de mudas de hortaliças, compostos orgânicos e biofertilizantes, avaliados em diferentes condições e sistemas de cultivo.
“Como resultado de atividades de pesquisa, são apresentados também algumas indicações de cultivares com melhores resultados de
produtividade, qualidade e rentabilidade, bem como o desempenho das coberturas vivas quando inseridas em sistemas orgânico de produção”, explica. A Embrapa Hortaliças vai exibir ainda três cultivares lançadas em 2009: o pepino Curumim, a pimenta Moema e a cenoura Planalto. A Unidade vai mostrar ainda a pimenta Mari, lançada em 2008.
O Curumim é um híbrido, com excelente coloração e crocância após o
processamento, destinado à elaboração de picles do tipo “cornichon” ou para consumo fresco. De acordo com o chefe-adjunto de Comunicação Negócios e Apoio da Embrapa Hortaliças, Warley Marcos Nascimento, o Curumim foi desenvolvido para substituir a importação de sementes de materiais de pepinos para produção de conservas. Segundo o pesquisador, esse segmento é dominado por materiais estrangeiros e representa 40% do mercado de sementes de pepino, cerca de R$ 2 milhões.
A Moema pertence ao grupo de pimentas popularmente conhecidas como “biquinho”, com frutos sem “ardume” (picância ou pungência), com bom potencial para mercado de frutos frescos ou processamento em conservas para geléias e aperitivos. O pesquisador Geovani Amaro destaca ainda a padronização dos frutos e a resistência à principal doença que ataca esse tipo de pimenta.
A outra pimenta que a Embrapa Hortaliças irá levar à Casa Embrapa, durante o Show Rural é a Mari, uma cultivar do tipo dedo-de-moça indicada para produção de conservas e de pimenta calabresa (desidratada na forma de flocos com a semente). A cultivar tem como principal característica o elevado teor de capsaicina – substância que confere o ardor nas pimentas – se comparadas com outras cultivares do mesmo gênero, e se destaca pela alta produtividade, boa uniformidade de planta e ótima qualidade do fruto. Além disso, o material apresenta extrema resistência ao vírus do mosaico e ao oídio.
Já a cenoura Planalto é recomendada para cultivo no verão, nas principais regiões produtoras do Brasil. A cultivar apresenta resistência à queima-das-folhas, nematóides e ainda a tolerância ao florescimento, o que permite maior período de plantio. De acordo com o pesquisador Giovani Olegário, as raízes da cenoura Planalto possuem de excelente uniformidade, em termos de tamanho e formato, e pouca incidência de ombro verde.
Marcos Esteves (4505/14/45v/DF - Embrapa Hortaliças)
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro