Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa realiza II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso


Nos dias 29 e 30 de novembro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM), promovem o II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso, em Brasília (DF). No evento, que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,

Embrapa realiza II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso - Gente de Opinião
Pinhão manso é uma das espécies com maior potencial para produção de biodiesel/Foto: Daniel Medeiros

serão mostrados os avanços dos últimos dois anos de pesquisas sobre o cultivo da oleaginosa e a utilização dela na produção de biocombustíveis. Entre as discussões estão, ainda, os avanços científicos da cultura nas áreas de melhoramento genético, sistema de produção, mecanização e sustentabilidade para produção de biocombustíveis no Brasil e exterior.

Durante o encontro, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, de universidades e de unidades da Embrapa falarão sobre os trabalhos que estão desenvolvendo para viabilizar a fabricação de biocombustíveis a partir do pinhão manso, uma das espécies com maior potencial para obtenção de óleo para biodiesel. O Congresso contará também com a participação de especialistas estrangeiros, que apresentarão os resultados obtidos com a cultura em países como Estados Unidos, México, Colômbia e Holanda.

Uma das palestras do Congresso é do pesquisador da Embrapa Rondônia, Rodrigo Barros Rocha. Ele vai falar sobre o tema “Mérito agrícola do cultivo de pinhão manso no estado de Rondônia”. De acordo com os estudos realizados, a oleaginosa tem apresentado boa adaptação ao clima tropical com chuvas abundantes e período seco bem definido. “O clima seco bem definido, entre os meses de abril e setembro, e as chuvas abundantes na estação chuvosa favorecem a antecipação da colheita na região, que ocorre nos meses de dezembro e janeiro, o que contribui para diminuir os danos das principais pragas desse cultivo”, explica Rodrigo.

O público estimado do Congresso é de 500 participantes, entre pesquisadores, técnicos, professores, representantes governamentais, produtores, extensionistas, empresários e estudantes.

Pinhão manso

O pinhão manso possui elevado potencial de rendimento de grãos e óleos. É uma cultura que não concorre diretamente com a agricultura de alimentos e, em sua fase inicial, permite o cultivo em consórcio com outras culturas. Por esses motivos, a oleaginosa é considerada uma cultura potencial para atender ao Programa Nacional de Produção de Biodiesel.

Fonte: Kadijah Suleiman

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)