Segunda-feira, 21 de janeiro de 2008 - 19h07
Durante esta semana, técnicos da Embrapa Rondônia estarão realizando levantamento de informações sobre manejo sanitário, reprodutivo, alimentar, prática de ordenha e comercialização de bubalinos juntos aos produtores dos municípios de Ouro Preto, Ji-paraná, Presidente Médici e Cacoal.
O trabalho faz parte do projeto "Ações de transferência sobre manejo reprodutivo, sanitário e nutricional de búfalos leiteiros para pequenos produtores do Estado de Rondônia", conduzido pela Embrapa Rondônia e Embrapa Amazônia Oriental, Unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social SEAPES, Emater Rondônia e Associação de Produtores Rurais da Comunidade da Embratel APRUCE, de Presidente Médici.
De acordo com Marivaldo Figueiró, Médico Veterinário da Embrapa Rondônia e coordenador do projeto, as ações propostas visam estimular a bubalinocultura para produção de leite e carne no estado de Rondônia, por meio de implantação de um sistema de produção, divulgação e adoção de tecnologias envolvendo manejo reprodutivo, sanitário e nutricional, promovendo incentivo ao cooperativismo/associativismo, melhor aproveitamento e buscando novas alternativas de mercado, objetivando a permanência do pequeno produtor no campo e elevação do seu padrão sócio-econômico.
De acordo com resultados preliminares do censo agropecuário de 2006, realizado pelo IBGE, o rebanho nacional de búfalos atinge aproximadamente 840 mil cabeças. Dados de 2006 da Agência de Defesa Sanitária de Rondônia IDARON revelam que o estado de Rondônia possui um rebanho bubalino de 6.076 animais, criados de forma extensiva, sendo que a maioria dos produtores não faz uso de tecnologias de manejo e/ou insumos, que, associado à falta de uma política de comercialização e valorização dos produtos e derivados de bubalinos contribui para a baixa sustentabilidade da atividade no Estado.
O búfalo tem como característica um temperamento dócil e alta capacidade de transformação de alimentos, adaptando-se bem às mais variadas condições ambientais, podendo ser explorados em áreas impróprias para criação de bovinos, favorecendo o desenvolvimento produtivo de pequenos e médios produtores em Rondônia. Sua carne apresenta várias vantagens em termos nutricionais. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos ABCB - ela apresenta 40% menos colesterol, 55% menos calorias, é 12 vezes menos gordurosa e tem 11% mais proteínas e 10% mais minerais. Já seu leite é cerca de 40-50% mais produtivo na elaboração de derivados (queijos, iogurte, doce de leite etc.) do que o leite bovino.
Apesar da produção e do mercado de leite de búfalo serem ainda incipientes em nosso Estado, já existe em Presidente Medici/RO, iniciativas por parte de latícinios em busca de adquirir este produto em maiores quantidades, objetivando o processamento de produtos com marca diferenciada, o que promoverá a competitividade de mercados com preço também diferenciado.
Fonte: Embrapa Rondônia
Startup apoiada pelo Sebrae é referência em bioeconomia e inovação
A Coil se destaca como uma startup referência em soluções para bioeconomia, impulsionando o desenvolvimento sustentável e inovador no Brasil. Com te
Nível do Rio Machado atinge estado crítico
Nesta terça-feira, 21 de janeiro, o nível do Rio Machado chegou à marca crítica de 10,53 metros, causando enchentes em diversos pontos da cidade. Um
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst