Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa RO apresenta variedades de melancia


 
As melancias de polpa amarela Soleil e Kuarah e a BRS Opara desenvolvidas pela Embrapa Semi-Árido (Petrolina/PE) e Embrapa Rondônia, Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, serão temas de dia de campo em Juazeiro do Norte na Bahia.

Há cerca de 10 anos, o valor médio anual nominal do quilograma do fruto de melancia no Mercado do Produtor de Juazeiro – BA está estacionado em cerca de 15 centavos. Não é uma situação confortável, mesmo que se considere o baixo investimento necessário para a produção dessa fruta. Para o pesquisador José Lincoln Pinheiro de Araújo, da Embrapa Semi-Árido, é preciso que os agricultores aumentem a produtividade do seus cultivos que atualmente está em média de 25 t/ha.

O dia de campo que a Codevasf 6a SR, Plantec e Embrapa Semi-Árido realizam no dia 28, a partir das 8:00 horas no Projeto de Irrigação de Curaçá, em Juazeiro - BA, tem o objetivo de apresentar para agricultores e profissionais de assistência técnica inovações tenológicas e de manejo, e informações de mercado, que podem tornar a cultura atraente não apenas pelo baixo custo de produção mas também por rentabilidades mais elevadas e que remunerem melhor o plantio.

O evento acontece em área de produtor onde pesquisadora Rita de Cássia Souza Dias instalou uma área de demonstração de três novas variedades de melancia desenvolvidas pela Embrapa Semi-Árido e a Embrapa Rondônia, com a parceria da UNEB-DTCS e que podem se tornar alternativas de cultivo tanto pela resistência de uma delas à doença conhecida como Oídio, no caso da BRS Opara, quanto por características diferenciadas para o mercado por apresentarem a polpa amarela – BRS Soleil e BRS Kuarah. Estas variedades estão cultivadas ao lado das variedades tradicionais Crimson Sweet e Sugar Baby.

Segundo Rita, dessa forma os agricultores e técnicos presentes ao evento poderão comparar desempenho e debater melhorias nos plantios para aumentar a produtividade e ampliar as oportunidades de comercialização. De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia, Flávio de França Souza, as variedades BRS Soleil e BRS Kuarah, têm potencial para atender às tendências nos mercados interno e externo pelo consumo de frutos pequenos a médio (entre 4,0 e 6,0 kg). De polpa amarela, bom sabor, ainda são fáceis de transportar e são práticas para acomodar em geladeiras de residências com famílias cada vez menores.

A BRS Opara, por sua vez, tem a grande qualidade de ser resistente ao Oídio. Na Unidade de demonstração onde vai ser realizado o dia de campo, é visível as plantas dessa variedade sem o sintoma da doença, enquanto as de Crimson Sweet estão muito afetadas, com a área foliar coberta pelo fungo, dando um aspecto parecido ao pó de giz.

O cultivo da BRS Opara economizará o uso de insumos como oidicidas e mão-de-obra, garante a pesquisadora da Embrapa Semi-Árido. E por não sofrer dano com o oídio, é possível ao agricultor realizar uma segunda colheita com frutos de qualidade. Com um manejo adequado, as plantas dessa variedade apresentam alto potencial produtivo, em média 1,4 frutos/planta, com produtividade média de 40-55 t/ha. O ciclo varia de 75 a 85 dias.

No Projeto Curaçá, o cultivo da melancia em uma área de aproximadamente 500 ha é a terceira em importância econômica – atrás da manga e do coco. O plantio acontece em pequenos lotes e com poucos recursos técnicos. Técnicos da Plantec informam que entre 260 produtores que têm a melancia nas suas propriedades apenas dois fazem uso de técnicas de irrigação localizada. O restante utiliza a irrigação por sulcos, que consome muita água , tem menor eficiência, aumenta os custos da produção com insumos e mão-de-obra além de causar erosão do solo.

Fonte: Embrapa Rondônia
Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)