Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa RO aprova projeto de pesquisa em agroenergia


A pupunha (FOTO), espécie amazônica, será testada como fonte de energia para biodiesel. A Embrapa Rondônia, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia, UNIR, e a Embrapa Agropecuária Oeste, aprovaram junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nesta semana, o projeto "Desenvolvimento de tecnologia para a produção agrícola energética no Estado de Rondônia”, no valor total de 380 mil reais. O projeto, que inicia no primeiro semestre de 2008 com duração de três anos, foi o único da região Norte aprovado pelo comitê temático do CNPq. 

O objetivo central do projeto, liderado pela Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é domesticar o pinhão-manso e, juntamente com a UNIR, por meio do professor e pesquisador Júlio Militão, identificar as espécies oleaginosas nativas da Amazônia para a produção de óleo, como a pupunha, o babaçu, a andiroba, o buriti, o inajá e o tucumã.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia, Rodrigo Rocha, líder do projeto, as ações previstas de pesquisa e de transferência de tecnologia fazem parte do Programa de Agroenergia do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social, SEAPES, que se estrutura para executar programa de produção agrícola energética em Rondônia.

Outro importante projeto que deverá ser implementado pela SEAPES, em parceria com a Embrapa Rondônia, em 2008, visa disponibilizar, em curto prazo, informações para exploração racional da mamona na região central do Estado e do girassol no cerrado rondoniense. Para este projeto, os experimentos com mamona já começaram a ser implantados no campo experimental da Embrapa em Ouro Preto d`Oeste, desde o início de dezembro, e prosseguirão até o mês de março do próximo ano. Além disso, salienta Rodrigo, outra atividade prevista nesta parceria será o levantamento, a partir de fevereiro, das principais iniciativas ligadas à área de agroenergia que vêm sendo implementadas em várias regiões do Estado.

Alguns aspectos contribuem positivamente para que Rondônia tenha um papel de destaque no mercado de biocombustíveis, que se desenvolve no país e no mundo. O pesquisador enfatiza a vocação agrícola do Estado, a possibilidade de incorporação de áreas à agricultura de energia sem competição com a produção de alimentos e produção de impactos ambientais circunscritos ao socialmente aceito, como alguns dos principais fatores que favorecem a produção agroenergética rondoniense. Além destes, também se destaca o plantio de vários cultivos dentro do ano, o crescente desenvolvimento da região e o posicionamento geográfico estratégico da região para a exportação de matéria prima “in natura” ou processada.

Fonte: Embrapa Rondônia
Jornalista responsável: Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)