Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa/RO busca certificação inédita de propriedade livre de tuberculose e brucelose



Médicos veterinários da Embrapa Rondônia realizaram na última semana a segunda bateria de exames para certificar uma propriedade de Porto Velho como livre de brucelose e tuberculose bovina. O processo foi acompanhado por um profissional da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e a propriedade pode ser a primeira no Estado a conquistar a certificação. Para isso, é necessário que todos os animais do rebanho sejam examinados três vezes, em diferentes etapas, num período máximo de 240 dias, com resultados negativos para as duas doenças.

O controle de brucelose e de tuberculose em bovinos tem importância especial porque as doenças podem ser transmitidas aos seres humanos. De acordo com levantamento feito pela Idaron em 2004, 34,6% das propriedades inspecionadas apresentavam ao menos um animal contaminado com a brucelose. Causadas por bactérias, as doenças podem ser contraídas pelo contato direto com o animal ou pelo consumo de carne e leite contaminados.

O trabalho desenvolvido na propriedade experimental da Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é inédito em Rondônia. Não existe nenhuma propriedade certificada como livre de tuberculose e brucelose no Estado. Basta o resultado da terceira bateria de exames para comprovar a sanidade dos 51 animais do rebanho.

Supervisor do Laboratório de Sanidade Animal da Embrapa Rondônia, o médico veterinário Francelino Goulart da Silva Netto explica que a tuberculinização é a técnica utilizada por alcançar alta especificidade no diagnóstico de tuberculose em bovinos. As tuberculinas são extratos obtidos de cultivos de filtrados microbianos, previamente esterilizados e aplicados no animal. O local da injeção é observado após 72 horas. Caso haja reação alérgica, o animal está com tuberculose. No caso da brucelose, o diagnóstico é realizado em laboratório, a partir de amostras de sangue do animal.


Zoonoses


Tanto a tuberculose quanto a brucelose são zoonoses, ou seja, doenças de animais transmissíveis aos seres humanos. O bacilo da tuberculose bovina (Mycobacterium bovis) é diferente do que acomete os humanos (Mycobacterium tuberculosis), mas a pessoa contaminada com ambas as bactérias manifesta a doença, com os mesmos sintomas. O contágio acontece, na maioria das vezes, pelas vias respiratórias. O criador inspira as bactérias expelidas no ar pelo animal doente. O leite e a carne crua também são fontes de contaminação.

A brucelose, por sua vez, é transmitida pelos restos placentários, pelo feto e pelos líquidos eliminados após o aborto, que irão contaminar a pastagem. O leite ingerido in natura é outra fonte de contaminação. Nos ser humano, a enfermidade pode causar aborto nas mulheres gestantes, dores de cabeça, febres, suores noturnos, calafrios, dores nas articulações e perda de apetite. Em casos mais graves, pode causar orquite e levar à esterilidade.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Combate e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Fabiano Benitez Vendrame, os animais diagnosticados com as doenças precisam ser sacrificados, para evitar o contágio do resto do rebanho. Os frigoríficos seguem procedimentos para que a carne dos animais doentes possam ser consumidas de maneira segura. A pasteurização ou a fervura do leite também eliminam o risco de contágio.

Fonte: Embrapa Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)