Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa Rondônia Integra projeto de espécies florestais na Amazônia



A Embrapa Rondônia desenvolve atividades de pesquisa com zoneamento edafoclimático, ou seja, a relação planta-solo-clima, para plantio de espécies florestais de rápido crescimento na Amazônia, visando estabelecer banco de dados informatizado para a seleção de sítios, ou seja, de locais ou regiões mais adequados a este plantio. Estas atividades fizeram parte do projeto Zoneamento edafoclimático para plantios de espécies florestais na Amazônia conduzido pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), nos estados de Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Amazonas. 

Embrapa Rondônia Integra projeto de espécies florestais na Amazônia  - Gente de Opinião
Bandarra - uma das espécies florestais que se destacaram como crescimento rápido.


Em Rondônia inicialmente foram estudadas 16 espécies destacando-se Andiroba, Bandarra, Pinho Cuiabano, Sumaúma, Táxi Branco, Eucaliptus e Teca. Os resultados destes trabalhos possibilitaram conhecer o desempenho inicial das espécies florestais e as que apresentam potencial para plantios em florestamento ou reflorestamento na região, diz o pesquisador da Embrapa Rondônia, Abadio Hermes Vieira, responsável por estas atividades.

O plantio de espécies florestais adaptadas pode reduzir a pressão de exploração sobre as florestas nativas, o que contribui para a preservação da biodiversidade, sendo uma excelente opção ecológica de utilização da terra, em função do papel da árvore na melhoria e recuperação da qualidade do solo e proteção contra a erosão. Na Amazônia ainda são poucos os plantios comercias, devido à falta de conhecimento cientifico sobre o comportamento das espécies nativas e exóticas na região e a pouca disponibilidade de sementes de boa qualidade. Em função disso, ressalta Abadio, cresceu a importância dos plantios florestais na Amazônia, que surgem agora em função, da necessidade de recuperar áreas degradadas e da crescente escassez de matéria-prima. Vários plantios estão sendo executados no Estado, entretanto, salienta o pesquisador, ainda existem poucas informações sobre as espécies mais adequadas para cada área implantada.

Para isso a Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolve atividades de pesquisa na área florestal visando atender a grande demanda da região amazônica.

A divulgação deste trabalho faz parte das ações do projeto “Estratégias de Comunicação para a divulgação científica de resultados da pesquisa florestal desenvolvida pela Embrapa na Amazônia Ocidental (ComCiência Florestal)”, conduzido pela Embrapa Rondônia com recursos do CNPq/PPG7. 

Fonte: EMBRAPA/RO - Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)


Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)