Sábado, 3 de maio de 2008 - 12h14
Produtividade e qualidade do café serão os temas centrais do Dia de Campo de Cafeicultura que acontece no dia 10 de maio a partir das 7h30 no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Ouro Preto d´Oeste.
Dada à importância sócioeconômica da cultura para o Estado, a Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desde a sua fundação, tem realizado inúmeras pesquisas, visando aumentar o rendimento das lavouras e melhorar a qualidade do café produzido, reduzindo custos e minimizando os riscos ao meio ambiente. Conforme o pesquisador da Embrapa Rondônia, Wilson Veneziano atualmente, a Empresa no Estado conduz projetos com a cultura do café nas áreas de melhoramento genético, manejo ecológico, biologia e controle de pragas, socioeconomia e transferência de tecnologia.
Com a safra de 2008, de acordo com dados da Conab, estimada entre 1.636 e 1.720 mil sacas, o estado de Rondônia mantém a posição de segundo maior produtor nacional de café robusta, sendo o Espírito Santo o maior produtor com previsão de 10.188 mil sacas. Este resultado representa um crescimento, em Rondônia, de até 16,1% quando comparado com a safra obtida em 2007.
A produtividade média em Rondônia é de 10 sacas/ha considerada baixa, devido a práticas de manejo inadequadas, baixa fertilidade dos solos, entre outros fatores, enquanto no Espírito Santo esta média chega a 20,48. Experimentos da Embrapa Rondônia mostram que esta média pode alcançar facilmente valores superiores a 20 sacos/ha, utilizando mudas de qualidade superior, manejo adequado desde a implantação da lavoura até a fase de comercialização do produto. Neste Dia de Campo serão apresentadas e discutidas com os participantes a prática de técnicas de adubação, condução, colheita e do processamento do café. Em lavouras onde se utilizam práticas intensivas de manejo já foram alcançadas por produtores de Rondônia produtividades superiores a 70 sacas/ha, de acordo com as recomendações da pesquisa agropecuária.
O evento tem o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, da Embrapa Café, da Prefeitura Municipal de Ouro Preto d´Oeste, Secretaria de Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES), Idaron e da Emater.
Mais informações sobre o evento no Campo Experimental pelo telefone (69) 3461-3235 ou pelo site da Embrapa Rondônia www.cpafro.embrapa.br.
Fonte: EMBRAPA / Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes