Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa Rondônia recomenda calagem e adubação de pastagens



A calagem e a adubação são realizadas levando-se em conta a necessidade do solo, de acordo com resultados de análises em áreas de implantação, manutenção e recuperação de pastagens as quais expressam rendimento abaixo do seu potencial (pastagem em processo de degradação) devido à acidez do solo e à deficiência nutricional.

Na prática, calagem e adubação objetivam corrigir e elevar o teor de nutrientes solo a níveis considerados adequados para as pastagens expressarem sua capacidade produtiva, garantindo sustentabilidade e qualidade nutricional, esclarece Alaerto Luiz Marcolan, especialista em solos da Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No final do período de estiagem e início das chuvas, o produtor deverá fazer a calagem e a adubação das pastagens. O manejo adequado das pastagens deve ser feito para que nas propriedades sempre haja alimento em quantidade e com adequado valor nutritivo da forragem a ser oferecido aos animais. 

Manter a quantidade e a qualidade da pastagem a ser oferecida aos animais é a forma mais barata de fonte de alimento. A utilização de práticas de manejo inadequadas, principalmente nos solos de baixa fertilidade, como existente na região amazônica, contribui para a degradação das pastagens, refletindo nos baixos índices produtivos dos animais,

"É necessário melhorar a produtividade das pastagens para que novas áreas não precisem ser abertas, garantido a qualidade nutricional e a sustentabilidade das pastagens", ressalta Alaerto.

De acordo com ele, no período seco as pastagens ficam bastante deterioradas, e, por isso, deve-se aproveitar essa época para se fazer a amostragem do solo e no início do período chuvoso, de acordo com os resultados da análise, fazer a calagem e a adubação.

Fonte: Embrapa Rondônia/Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)