Segunda-feira, 14 de maio de 2012 - 06h37
São Paulo - Ex-empregada doméstica, a empresária Lucineide Nascimento descreve com orgulho a época mais difícil de sua vida, quando trocou trabalho por um prato de comida e um lugar para dormir. Enfrentando todo tipo de adversidade, encontrou na responsabilidade social uma oportunidade de negócio.
“Depois do emprego como doméstica, consegui ser representante de uma linha de produtos de R$ 1,99. Eram dias sem descanso, vendendo em lojas populares de toda a cidade. A experiência foi importante. Vi que os empresários colocavam os produtos em sacolas plásticas. Eles compravam quantidades enormes de sacolas. Imaginei que uma embalagem retornável diminuiria o custo da empresa e ajudaria o meio ambiente. Foi assim que tudo começou”, diz a empreendedora.
Hoje, a Edilu Sacolas Ecológicas emprega quatro pessoas e funciona na própria residência de Lucineide, em um bairro da Zona Sul de São Paulo. No começo, entre os produtos vendidos Lucineide oferecia as sacolas ecológicas, feitas em algodão natural cru. “Isso ocorreu em 2007, quando nem se falava na substituição das sacolas plásticas nos supermercados”, lembra.
Em 2008, a empresária deixou a representação dos produtos populares para se dedicar ao negócio e criou a marca Edilu Sacolas Ecológicas. Um produto de sucesso é a sacola que, quando fechada, transforma-se em um pequeno estojo para ser guardado na bolsa. “As mulheres são as que, normalmente, vão ao supermercado. Se a sacola estiver na bolsa, não há como esquecer”, enfatiza.
Além do varejo, o estabelecimento fabrica sacolas para empresas e instituições. Entre os parceiros, está a Associação da Agricultura Orgânica, o Centro de Voluntariado do Estado de São Paulo, o projeto Faça Parte, entre outros. Frases estampadas nas sacolas, ressaltando a preocupação com o meio ambiente, como “Preserve hoje para que exista o amanhã” ou “Recicle, a natureza agradece”, têm chamado a atenção de representantes de grandes redes varejistas, afirma Lucineide.
Prêmio
Uma das metas de Lucineide para este ano é se inscrever no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae, a Secretaria de Políticas para Mulheres, a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil e a Fundação Nacional da Qualidade.
“Tenho algumas amigas que vão me ajudar a escrever a minha história. Sei que posso ser um exemplo para várias mulheres que, como eu, tinham muito pouco e que agora estão fazendo a diferença na economia do país através de muito trabalho”, diz Lucineide.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece trajetórias de vida de empresárias que, ao empreender, transformaram seus sonhos em realidade. As inscrições começaram em março e vão até 31 de agosto. A vencedora da etapa nacional ganha uma viagem internacional.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
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