Quarta-feira, 7 de outubro de 2015 - 16h34
Ao abrir nesta quarta-feira (7) em Porto Velho, no auditório do Rondon Palace Hotel, o I Encontro sobre Gestão de Resíduos Sólidos em Rondônia, o vice-governador Daniel Pereira enalteceu a presença de vários prefeitos do estado e destacou a importância do evento, afirmando que dele devem sair importantes resoluções para dar encaminhamento ou solucionar questões ambientais pendentes de medidas práticas de gestão.
Daniel lembrou que a ideia de sua realização nasceu na necessidade de mobilizar e sensibilizar gestores municipais, especialmente de todo estado, sobre a importância da implementação das medidas alinhadas no Programa da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que entre outras importantes providências de alcance visa garantir a inclusão sócio-produtiva dos catadores de materiais recicláveis, nos termos prescritos pela legislação federal.
O vice-governador chegou a citar os vários chefes do executivos ou representantes de municípios, como Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Buritis e Pimenteiras, presentes no encontro, observando que a presença deles dá importância e consistência às discussões, pelo valor prático que elas agregam. Disse também que todo debate deve ser multiplicado nas bases (municípios), de forma que seja estabelecido um diálogo produtivo com a comunidade, com catadores e todos os envolvidos com o tema para que assuntos como coleta seletiva se torne comum e passe a formar cultura no Estado de Rondônia.
PROGRAMAÇÃO
A primeira palestra, com o procurador de Justiça do Estado do Paraná, Saint-Clair Honorato dos Santos, abordou a situação da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), detalhando aspectos fundamentais e gerais da Lei Federal nº 12.305/2010, que a instituiu.
A programação reservou, ainda, importantes discussões sobre o Marco Legal, Plano Estadual de Resíduos Sólidos, e sobre o Projeto Recicla Rondônia, sob a coordenação de técnicos da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas).
Para o período da tarde, o encontro apresentou experiências locais e externas de êxito, na implementação da PNRS, destacando os municípios de Ministro Andreazza (RO) e de Tibagi (PR), que vão demonstrar o resultado de suas experiências, que deverão servir de modelo para o programa. Também foi realizada palestra sobre o custo para operacionalização e implantação da PNRS em cada município e as possíveis fontes de financiamento.
Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Rosinaldo Machado/Sedam
Secom - Governo de Rondônia
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro