Sexta-feira, 22 de agosto de 2008 - 21h11
Os valores de umidade relativa do ar registrados em Rondônia nos últimos dias são dignos de um deserto. O nível mínimo chegou a 14% em Ji-Paraná e Cacoal.
Daniel Panobianco – Duas escolas de ensinos fundamental e médio, particulares, de Ji-Paraná suspenderam nesta sexta-feira as aulas de educação física temporariamente por conta do ar extremamente seco. A coordenação geral, em virtude dos constantes alertas feitos na mídia pelas instituições de pesquisas e após dois alunos terem passado mal, com sintomas de falta de ar após exercícios físicos, resolveu cancelar as aulas por questão de segurança.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), valores de umidade entre 20% e 30% são considerados como Estado de Atenção; Entre 12% e 20%, como Estado de Alerta; E abaixo de 12%, como Estado de Emergência.
Nesta sexta-feira, Ji-Paraná registrou o menor índice de umidade do ano, com apenas 14%, mesmo valor observado em Cacoal em uma estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).
Com o decreto de Estado de Alerta em todo Estado de Rondônia, por meio da SEDEC (Secretaria Nacional de Defesa Civil), a recomendação dos médicos é evitar ao máximo a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia; Usar roupas leves e claras; Umidificar o ambiente com vaporizadores ou toalhas molhadas ou ainda bacias com água nos quartos; Ingerir muita água e tirar plantas naturais de dentro de casa. Durante o dia, as plantas são benéficas ao ser humano. Sugam o gás carbônico da atmosfera devolvendo o oxigênio, filtrando assim, o ar. À noite, elas são como nós, respiram o oxigênio e liberam o gás carbônico. Uma planta dentro de casa é como uma pessoa a mais respirando a pouca umidade já existente.
A umidade, assim como as altas temperaturas, que estão quebrando recorde todos os dias em Rondônia tende a seguir o ritmo até o final do mês. Novos picos de calor máximo e umidade mínima podem ser batidos.
Fonte: De olho no tempo
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro