Terça-feira, 1 de novembro de 2011 - 21h13
Kadijah Suleiman
Embrapa - Porto Velho (RO) - Depois de cinco meses sem funcionar devido a uma descarga elétrica, a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada na área da Embrapa Rondônia, foi consertada. Dois técnicos do Inmet, um de Brasília e outro de Cuiabá, concluíram os reparos nesta segunda-feira, 31.
A estação é a única do Inmet existente em Porto Velho, sendo que no restante do Estado existem outras três, localizadas em Ariquemes, Cacoal e Vilhena. A partir delas são gerados dados sobre a temperatura, umidade, ponto de orvalho, direção e velocidade do vento, rajadas de vento, pressão atmosférica, precipitação e radiação solar.
As informações, atualizadas de hora em hora, são transmitidas diretamente para o Inmet, em Brasília, e disponibilizadas na internet pelo endereço eletrônico http://www.inmet.gov.br/sonabra/maps/automaticas.php. Esses dados também podem ser utilizados pelos meteorologistas na elaboração da previsão do tempo para o Estado.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia, Alexandre Passos, as informações geradas pelas estações do Inmet são relevantes para o desenvolvimento das atividades de pesquisa da Embrapa. “Esses dados servem, ainda, como ferramenta de apoio fundamental à tomada de decisões dos produtores rurais no planejamento e na condução das atividades agropecuárias”, conclui o pesquisador.
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se