Quinta-feira, 16 de outubro de 2008 - 14h20
O objetivo do governo é atender pequenos agricultores de base familiar que não dispõem de sementes ou vêem plantando grãos comuns há vários anos, em lugar de sementes selecionadas.
As sementes foram compradas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social - SEDES, e começam a chegar a Rondônia ainda esta semana, segundo o gerente de projetos da EMATER-RO, engenheiro agrônomo José Edny de Lima Ramos. O objetivo do governo é atender pequenos agricultores de base familiar que não dispõem de sementes ou vêem plantando grãos há vários anos em lugar de sementes selecionadas.
As sementes selecionadas adquiridas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social - SEDES, são da variedade Primavera, no caso do arroz, e AL Bandeirantes, no caso do milho. Segundo o secretário Marco Antonio Petisco, a opção por sementes de variedades em vez de híbridos é por causa da maior tolerância delas às condições de fertilidade natural do solo, e capacidade de conservar as características genéticas, o que permite ao agricultor fazer uma seleção de grãos para guardar e utilizá-los como sementes na próxima safra, caso tenha alguma dificuldade em adquirir sementes selecionadas novamente.
O período recomendado para o plantio das culturas do milho e do arroz em Rondônia vai da ultima quinzena de setembro até o mês de dezembro diz Ednir, portanto as sementes estão chegando dentro do prazo para o plantio e já na semana que vem os escritórios locais da EMATER-RO poderão começar a seleção dos agricultores que vão receber até 40 quilos de sementes de milho e 60 de sementes de arroz.
Serão beneficiadas mais de 5 mil famílias de pequenos agricultores com a distribuição das sementes de arroz e cerca de 6 mil com as sementes de milho, este volume de sementes é suficiente para plantar uma área total de 22 mil hectares.
Segundo os secretários Carlos Magno, da Seagri, e Sorrival de Lima da Emater-RO, que estiveram reunidos nesta terça feira para definir estratégias mais ágeis para atender os agricultores, os escritórios locais da Emater começarão a distribuir as sementes a partir da próxima semana para se evitar maiores atrasos no plantio, haja vista que o período chuvoso já iniciou.
Na manhã desta quarta-feira (15), o governador Ivo Cassol e o vice João Cahulla se reuniram para discutir e estabelecer uma agenda oficial para entrega de sementes aos pequenos agricultores rurais do estado. A distribuição gratuita de sementes faz parte do Projeto Semear, que é desenvolvido pela antiga Seapes, em que o agricultor recebe sementes de qualidade para o plantio e ao final da colheita, retribui solidariamente, na mesma quantidade, parte da sua produção para fabricação de fubá, que posteriormente é distribuído a famílias carentes do estado.
Neste ano de 2008, o Governo do Estado adquiriu 240 toneladas de sementes de milho para contemplar os agricultores de todo o estado. Além das sementes de milho, também foram adquiridas 300 toneladas de sementes de arroz, que posteriormente também serão distribuídas pelo governo.
Devido a compromissos firmados pelo governador em Brasília, o início da entrega das sementes marcado para a próxima semana será realizada pelo vice-governador Cahulla. O vice-governador irá me representar nesta importante missão. O projeto Semear tem revolucionado a agricultura familiar e proporcionado melhor qualidade de vida ao homem do campo. Essa é a intenção da nossa administração, oferecer condições para o progresso do estado e de sua gente, disse.
Fonte: Decom
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro