Sexta-feira, 23 de junho de 2017 - 05h07
Foi aberto na quarta-feira (21), no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Porto Velho, o Workshop sobre Tecnologia da Informação com foco no Cadastro Ambiental Rural (CAR), organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). O evento, que vai até esta sexta-feira (23), conta com a presença de representantes dos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará e Amapá. O objetivo é compartilhar entre os estados conhecimentos técnicos para os eixos de infraestrutura, desenvolvimento e sistemas de informação do CAR e do Programa de Regularização Ambiental (PRA).
O secretário de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Vilson de Salles, explicou que o workshop é um desdobramento do 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, promovido no mês de maio, em Rondônia. Ainda segundo o secretário, a reunião técnica do CAR está construindo uma proposta de integração de infraestruturas e desenvolvimento de software para análise do PRA a ser compartilhada entre todos os Estados da Amazônia Legal. Será a primeira proposta em nível de Brasil, segundo o Serviço Florestal Brasileiro e a Universidades de Lavras (MG).
De acordo com o engenheiro agrícola da Sedam, Arquimedes Longo, desde a aprovação do CAR o processo tem crescido e tomado grandes dimensões, sendo de extrema importância a troca de informações entre os estados.
Por se tratar de um evento técnico, as apresentações de cada estado são direcionadas a responder perguntas, como o que cada estado desenvolveu, de que forma desenvolveu, as dificuldades que passaram, possibilidade de redução de custos e a formas de aproveitar melhor os recursos que cada um possui, de forma a evitar que outros estados passem por problemas que já foram superados em outras localidades.
Fonte
Texto: Lívia Balbino Guimarães
Fotos: Lívia Balbino Guimarães
Secom - Governo de Rondônia
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro