Sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008 - 07h46
O embargo da União Européia à carne brasileira começa hoje e os exportadores já consideram os prejuízos como certos. O bloco entende que não existe um acordo sobre a lista de estabelecimentos autorizados a negociar, já sob novas regras sanitárias que entraram em vigor desde ontem.
Caso a restrição dure, ao menos, 60 dias, a receita com as exportações do produto no país pode ser reduzida em cento e oitenta milhões de dólares. Em razão da febre aftosa, a União Européia mantinha embargo à carne bovina de três estados brasileiros: São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O governo federal considera "desnecessária, desproporcional e injustificável a suspensão das importações, agora válida por todo país. Antenor Nogueira, dirigente da Confederação de Agricultura do Brasil, classificou a medida como política.
Antenor Nogueira avaliou ainda que faltam regras claras da União Européia sobre a compra da carne. Para o vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul, Eduardo Rieddel, quem sai perdendo é o Brasil. Apesar da decisão da União Européia, a carne brasileira que obteve certificação antes de 31 de janeiro vai continuar entrando no continente. Em 2007, o Brasil exportou para os países do bloco cerca de 500 mil toneladas do produto, valendo quase um bilhão e meio de dólares.
Fonte: Jovem Pam
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se