Sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - 15h18
Realizado pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar), O curso de fabricação de produtos de higiene e limpeza contou com 14 mulheres do Projeto de Assentamento Joana D’Arc II. Distante, aproximadamente 100 quilômetros da capital Porto Velho, Joana D’Arc vem recebendo diversas ações de promoção de seus direitos e atividades que resultem em qualidade de vida e geração de renda.
Localizada nas proximidades da construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, a comunidade já recebeu o Projeto Joana D’Arc e Cidadania, que ofereceu acesso a diversos serviços essenciais como: emissão de documentos, abertura de conta bancária, orientações de saúde e primeiros socorros, além de serviços de tratamento de beleza.
Com orientação dos técnicos da Emater a comunidade vem construindo um Plano de Recuperação de Assentamento (PRA) com a finalidade de descobrir a real vocação da região. Paralelamente são realizados cursos com o objetivo de oferecer novas alternativas à comunidade.
Com o curso de fabricação de produtos de higiene e limpeza, monitorado pela extensionista social Luzia Duarte, as mulheres terão oportunidade de melhorar suas condições de vida e aumentar a renda familiar. “Além de obter lucro com a venda desses produtos no assentamento, há uma melhora também nas condições de higiene da própria comunidade”, diz Luzia.
Já, para as participantes, a partir do momento em que aprendem a fabricar os próprios produtos, não há mais necessidade de comprá-lo, gerando uma economia nos gastos domésticos.
Fonte: Wania Ressutti - DRT-959/RO
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro