Domingo, 5 de janeiro de 2014 - 13h27
Agência FAPESP – A FAPESP e a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, lançam nova chamada de propostas de pesquisa e convidam pesquisadores a submeter projetos de cooperação científica por meio de seus programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity.
Serão selecionados até dois projetos colaborativos de cientistas dos Estados Unidos e do Estado de São Paulo. Cada um poderá receber financiamento de até US$ 2 milhões de parte da FAPESP (para pesquisadores em São Paulo) e de até US$ 2 milhões da NSF (para pesquisadores dos Estados Unidos).
A seleção de propostas FAPESP-NSF está baseada em uma chamada mais ampla publicada anualmente pelo programa Dimension’s of Biodiversity, voltada à participação de cientistas de instituições nos Estados Unidos em oportunidades financiadas pela NSF ou lançada em parceria com outras instituições.
As propostas submetidas à chamada devem integrar as três dimensões da biodiversidade – Genética, Taxonomia/Filogenética e Funcional – com a proposta de compreender as interações entre elas e seus resultados. Abordagens inovadoras são encorajadas de modo a acelerar a caracterização e a compreensão dessas três dimensões e sua relativa importância.
As propostas podem ser submetidas à FAPESP por pesquisadores associados com instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo. Os pesquisadores devem ter doutorado ou equivalente. Os proponentes devem se encaixar nos requerimentos exigidos para pesquisadores de Projetos Temáticos da FAPESP.
Esta nova chamada envolve uma etapa de análise de pré-propostas que devem ser enviadas para a FAPESP até o dia 21 de fevereiro de 2014, impreterivelmente. Os pesquisadores responsáveis pelas pré-propostas enquadradas serão convidados para a submissão de propostas completas que devem ser enviadas para a FAPESP até 3 de abril de 2014. A duração do projeto de pesquisa deve ser de cinco anos com possibilidade de se prolongar por mais 12 meses, em condições excepcionais.
A chamada de propostas está disponível (em inglês) em: www.fapesp.br/en/8409
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro