Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Fertilidade de terras ribeirinhas é estudada e comprovada


Após dois anos de acompanhamento e estudos, uma comissão interdisciplinar apresentou relatório comprovando a fertilidades das terras das margens do rio Madeira, no trecho entre a comunidade de Maravilha, em frente a Porto Velho e o distrito de Calama, no chamado “Baixo Madeira”. Os estudos foram necessários para orientar as ações previstas no Programa de Ações a Jusante da Santo Antônio Energia, empresa responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio.

Os pesquisadores acompanharam o aproveitamento das áreas agricultáveis de várzeas pelos agricultores familiares ribeirinhos, principalmente na produção de mandioca, melancia, milho e feijão, destinadas ao consumo próprio e a comercialização do excedente. No rio Madeira estas áreas são distribuídas nas margens e nas ilhas que se formam ao longo do rio, periodicamente. No regime de cheias, recebem depósitos de sedimentos ricos em minerais em suspensão, carreados pelas águas barrentas.

“Todos já sabiam da fertilidade das terras das margens do rio Madeira, mas de forma empírica. Pela primeira vez é feito um levantamento científico, com coletas de amostras de solo, análise e acompanhamento, durante dois anos, das áreas inundadas provocadas pelo regime de enchente normal do rio, e na várzea alta, correspondendo às áreas que não são inundadas regularmente, mas que também são exploradas por atividades agrícolas”, explica o analista socioambiental da Santo Antônio Energia, Antonio Marques de Mello Neto.

Entre os resultados do relatório, é apontado o alto teor de Fósforo (P), presente no solo. O Fósforo atua na multiplicação das células, promovendo o crescimento das raízes, maturação e melhor formação dos grãos e frutos. O mineral é essencial AP metabolismo vegetal. Também há a presença de Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Potássio (K) e Sódio (Na). A presença destes elementos químicos comprovam a fertilidade dos solos.


A apresentação do relatório contendo os resultados dos estudos da análise de fertilidade dos solos de várzeas do médio e baixo Rio Madeira, contou com as participações das seguintes instituições: Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri; Instituto Pró-Natura; Cooperativa de Agroextrativismo do Médio e Baixo madeira– Coomade; Embrapa; Emater-RO; Secretaria de Estado de Assistência Social – SEAS; Ceplac; Idaron; Energia Sustentável do Brasil – ESBR; Instituto Chico Mendes - ICMBio; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedes; Conselho das associações e cooperativas do médio e baixo madeira - Conacobam; Secretaria Executiva do gabinete do governador; Instituto de Estudos e Pesquisas do Agronegócio Rondoniense – Iepagro.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.

Fonte: José Carlos Sá
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)