Quinta-feira, 4 de outubro de 2007 - 15h59
Na cachoeira de Teotônio, a migração dos cardumes de peixes subindo, retribui o trabalho que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Delegacia Fluvial, Defesa Civil, Sema, Delegacia contra os Crimes Ambientais e Polícia Federal vem realizando no local. De acordo com o secretário da Sedam, Augustinho Pastore, o objetivo desse trabalho além da questão ambiental é de preservar a vida e transformar o local em uma área turística, onde as pessoas possam contemplar a natureza, observando a subida dos peixes.
A ação de fiscalização foi intensificada no período da seca, momento em que as águas do rio madeira baixam e surgem as cocheiras. Nos últimos cinco anos, cerca de 85 pessoas perderam suas vidas pescando nessas áreas de riscos. A partir do serviço de fiscalização, não foi registrado nenhuma vítima fatal.
Preocupados com essa situação e com a pesca predatória, praticada por pescadores profissionais e amadores, a Sedam e os demais órgãos do governo do Estado, uniram-se para demarcar, através da portaria nº 156/07 a área estabelecida pela Portaria Federal nº 08/96, Lei Estadual nº 1038/2002 e Dec. Estadual 10.227/2002, que proíbe a pesca nas modalidades profissional e amadora a 200 metros acima e abaixo das cachoeiras e corredeiras.
A sedam esclarece que a pesca profissional e amadora não está proibida nas áreas fora do estabelecido na legislação. Para isso é necessário que o pescador esteja regularizado portando sua carteira de pesca. A população poderá adquirir o pescado diretamente dos comerciantes da própria comunidade.
Lixo - O acúmulo de lixos e peixes pequenos descartados ao longo das pedras, transformavam a cachoeira numa grande lixeira, gerando forte odor e atraindo urubus. Essa ação tornava o ambiente impróprio para o turismo.
Hoje, com o trabalho conjunto desses órgãos, a área virou um atrativo turístico, o mau cheiro que antes exalava nas pedras, sumiu restando uma beleza natural que há muitos não se via, afirma Pastore.
O turista poderá levar a sua família para conhecer as belezas cênicas da cachoeira e desfrutar os variados pratos oferecidos pelos restaurantes locais. Com essa iniciativa, o governo pretende transformar a cachoeira em área apropriada para turismo.
Para finalizar Pastore, disse que o aumento da concentração de peixes é fruto de um trabalho que a sedam vem fazendo nos últimos quatro anos em parceria com e BPA, ao longo dos rios Machado, Preto, Maicy e Madeira.
Fonte: Decom
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se