Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

FLONA BOM FUTURO: MPF autoriza ações básicas de saúde e educação


 
Minc diz que famílias  não serão removidas

 
O governo federal não está preparando uma grande operação para desintrusão da Floresta Nacional do Bom Futuro, nem pretende remover as famílias que vivem na área. O esclarecimento foi feito pelo prefeito Roberto Sobrinho, que esteve ontem (26) no final da tarde com o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, em audiência na qual participaram a senadora Fátima Cleide, os vereadores Wildes Brito e Jurandir ‘Bengala’ e os líderes comunitários, Salvador, de Rio Pardo; e Elizeu, de Marco Azul, ambas comunidades localizadas no interior da Flona Bom Futuro.

De acordo com o prefeito Roberto Sobrinho, o ministro Minc deixou claro que a intervenção na área de influência da Flona será feita em duas frentes. Numa vertente, vai atuar firmemente contra o roubo de madeira e na retirada de gado das grandes propriedades, e, paralelamente, vai definir um novo perfil econômico, calcado em atividades de uso sustentável, por meio do manejo florestal, implantação de consórcios agroflorestais e reflorestamento.

A matriz de exploração madeireira e pecuária intensiva não é permitida em florestas nacionais. Mesmo assim, segundo o prefeito, “a retirada do gado das grandes propriedades será feita de forma planejada. Primeiro os criadores serão notificados e receberão um prazo para cumprir a exigência. Não haverá confisco do gado. São ações que vimos planejando e discutindo desde o ano passado, juntamente com o Ibama, Instituto Chico Mendes, prefeitos e lideranças”, explica Roberto Sobrinho.

O prefeito informou que na próxima quinta-feira (02) haverá uma reunião em Porto Velho, com a presença de técnicos do Ministério o Meio Ambiente, do Ibama e do Instituto Chico Mendes, para discutir com lideranças da área, a mudança do novo perfil econômico e definir as atividades econômicas que poderão ser desenvolvidas.


Saúde e Educação

Na última quarta-feira o procurador federal Ercias Rodrigues de Souza emitiu um Mandado de Recomendação, pelo qual autorizou ações a prefeitura a levar serviços básicos de saúde e educação aos moradores da Flona. De acordo com o prefeito, a contratação de professores está sendo articulada em parceria com a prefeitura de Buritis, para garantir educação a cerca de 400 crianças.

Na área da saúde, o prefeito Roberto Sobrinho disse que vai enviar uma ambulância e técnicos para implantar o Programa Saúde da Família. Além disso, ele conseguiu autorização do Ministério Público Federal para recuperar as estradas por onde deverá circular a ambulância.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)