Sexta-feira, 27 de março de 2009 - 16h15
Minc diz que famílias não serão removidas
O governo federal não está preparando uma grande operação para desintrusão da Floresta Nacional do Bom Futuro, nem pretende remover as famílias que vivem na área. O esclarecimento foi feito pelo prefeito Roberto Sobrinho, que esteve ontem (26) no final da tarde com o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, em audiência na qual participaram a senadora Fátima Cleide, os vereadores Wildes Brito e Jurandir Bengala e os líderes comunitários, Salvador, de Rio Pardo; e Elizeu, de Marco Azul, ambas comunidades localizadas no interior da Flona Bom Futuro.
De acordo com o prefeito Roberto Sobrinho, o ministro Minc deixou claro que a intervenção na área de influência da Flona será feita em duas frentes. Numa vertente, vai atuar firmemente contra o roubo de madeira e na retirada de gado das grandes propriedades, e, paralelamente, vai definir um novo perfil econômico, calcado em atividades de uso sustentável, por meio do manejo florestal, implantação de consórcios agroflorestais e reflorestamento.
A matriz de exploração madeireira e pecuária intensiva não é permitida em florestas nacionais. Mesmo assim, segundo o prefeito, a retirada do gado das grandes propriedades será feita de forma planejada. Primeiro os criadores serão notificados e receberão um prazo para cumprir a exigência. Não haverá confisco do gado. São ações que vimos planejando e discutindo desde o ano passado, juntamente com o Ibama, Instituto Chico Mendes, prefeitos e lideranças, explica Roberto Sobrinho.
O prefeito informou que na próxima quinta-feira (02) haverá uma reunião em Porto Velho, com a presença de técnicos do Ministério o Meio Ambiente, do Ibama e do Instituto Chico Mendes, para discutir com lideranças da área, a mudança do novo perfil econômico e definir as atividades econômicas que poderão ser desenvolvidas.
Saúde e Educação
Na última quarta-feira o procurador federal Ercias Rodrigues de Souza emitiu um Mandado de Recomendação, pelo qual autorizou ações a prefeitura a levar serviços básicos de saúde e educação aos moradores da Flona. De acordo com o prefeito, a contratação de professores está sendo articulada em parceria com a prefeitura de Buritis, para garantir educação a cerca de 400 crianças.
Na área da saúde, o prefeito Roberto Sobrinho disse que vai enviar uma ambulância e técnicos para implantar o Programa Saúde da Família. Além disso, ele conseguiu autorização do Ministério Público Federal para recuperar as estradas por onde deverá circular a ambulância.
Fonte: Ascom
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se