Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

FLONA BOM FUTURO: Solução para moradores começa a ser discutida



Único ponto da discórdia é com relação ao rebanho bovino existente na área

A adoção do desmatamento zero e do fim do roubo de madeira na área da Floresta Nacional de Bom Futuro é o principal ponto de convergência entre moradores e autoridades públicas. Este consenso será o ponto de partida na busca por uma solução para os moradores que vivem na área de reserva federal. Já, a grande divergência é com relação ao rebanho bovino, cerca de 40 mil cabeças de gado.

Ontem (2) o prefeito Roberto Sobrinho promoveu mais uma reunião entre técnicos do governo federal e lideranças de moradores. A reunião teve início às 14h, na Biblioteca Francisco Meirelles, onde foi encerrada às 17h e depois retomada no gabinete do prefeito, às 19h. Em novembro Roberto Sobrinho entrou na polêmica questão, que já se arrasta há vários anos, na tentativa de contribuir na busca de uma solução definitiva. De lá pra cá, a questão teve significativos avanços.  

O representante do ministro do Meio Ambiente, Sérgio Pinho, trouxe a Porto Velho o gerente-geral de Proteção Ambiental do Instituto Chico Mendes, Pedro Carneiro. O gerente regional do IBAMA, César Luiz Guimarães também participou. Também estiveram presentes o arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, os prefeitos Romeu Reolon, de Alto Paraíso e Élson de Souza Montes, de Buritis, o chefe da Flona Bom Futuro, Paulo Volnei e a secretária municipal da Educação, Epifânia Barbosa. 

De início, o representante de Minc expôs a proposta do MMA: acabar com o desmatamento e com o roubo de madeira, cadastrar as famílias, definir uma nova forma de atividade econômica para as famílias de moradores e retirar, gradativamente, o gado da área. A proposta era de que num primeiro momento, seria retirado o gado dos considerados grandes criados, lá pelo fim do ano. Em seguida seria retirada a criação dos médios produtores e, por fim, dos pequenos, limitando a dez cabeças de gado o rebanho para cada propriedade.

Essa última parte, da retirada do gado encontrou resistência unânime. Os produtores afirmam que a atividade é o único meio de sobrevivência deles. Discutiu-se várias alternativas, como a redução do rebanho, mas de forma que possa garantir uma renda que permita a sobrevivência, com o imediato reflorestamento da área de onde o gado for retirado, mas nenhuma das propostas lançadas foi adiante.

Em função da complexidade da questão, foram marcadas três reuniões no local, em Rio Pardo, Marco Azul e em Buritis, para tentar se chegar a uma proposta consensual. A boa notícia para todos foi que, independente das decisões que venham a ser tomadas, a retirada das famílias da área, que já foi uma ameaça real, está definitivamente descartada.


Educação e saúde

Nesta terça-feira (7) o prefeito Roberto Sobrinho vai visitar a comunidade de Rio Pardo, onde vão começar as aulas para mais de 400 crianças. Na oportunidade, o prefeito vai anunciar também ações na área da saúde, como a implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) e a entrega de uma ambulância. Também vai recuperar estradas dentro da reserva, por onde a ambulância deverá trafegar para atender as emergências.

Essas ações foram autorizadas pelo Ministério Público Federal, a pedido do prefeito Roberto Sobrinho.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)